Apesar de o presidente Lula ter anunciado, neste domingo (23), a possibilidade de o acordo Mercosul-União Europeia ser assinado em Foz do Iguaçu, a Secretaria de Relações Institucionais do Brasil confirmou no final da tarde desta segunda-feira (24), que a cerimônia de assinatura do acordo acontecerá em Brasília, no dia 20 de dezembro. O tratado pode criar a maior zona de livre comércio do mundo, abrangendo cerca de 722 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto estimado em US$ 22 trilhões.
Após 25 anos de negociações, a fase atual exige que o texto seja aprovado pelos parlamentos dos países do Mercosul, além do Parlamento Europeu e dos Estados-membros da União Europeia. A Comissão Europeia apresentou formalmente o acordo em setembro, e agora os processos de ratificação seguem em curso de ambos os lados do Atlântico.
Já a Cúpula das Américas, que estava prevista para o mesmo dia – 20 de dezembro – e também poderia acontecer na tríplice fronteira, ficou para o ano que vem, dia 14 de janeiro, na Capital Federal.
A inauguração da Ponte da Integração que, de acordo com representantes dos corpos diplomáticos de Brasil e Paraguai, tem datas prováveis em 15 ou 20 de dezembro ainda não tem definição.
Ainda nesta semana os prefeitos de Foz do Iguaçu e Presidente Franco devem se reunir para definir o horário de funcionamento inicial da ponte. Paraguai defende abertura entre 22h e 5h, enquanto que a Receita Federal do Brasil sugeriu abertura entre 7h e 19h.
