Primeiras 52 casas do Projeto Moradias serão entregues a famílias da Vila Brás

Conjunto Habitacional Marina Áureo Galdino – Mãe Marina Tunirê será inaugurado na terça-feira (25); realocação permitirá recuperação ambiental do Córrego Poty.

52 casas do Projeto Moradias serão entregues a famílias retiradas de área de risco. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional.

A Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Prefeitura de Foz do Iguaçu e FozHabita entregam, na próxima terça-feira (25), o primeiro lote de imóveis do Projeto Moradias: as 52 residências do Conjunto Habitacional Marina Áureo Galdino – Mãe Marina Tunirê. A cerimônia oficial está marcada para as 10h30

As famílias contempladas viviam há décadas em uma área de risco na Vila Brás, às margens do Córrego Poty, nascente do Rio Boicy. A região, classificada como Área de Preservação Permanente (APP), estava ocupada há mais de 30 anos e sofria com enchentes recorrentes e instabilidade ambiental, o que motivou a realocação para garantir segurança e dignidade aos moradores.

Com a conclusão da mudança, a Prefeitura iniciará a recuperação ambiental do Córrego Poty, utilizando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aprovados pelo Governo Federal. A intervenção permitirá restaurar a área degradada, recuperar o manancial e ampliar a proteção ambiental na região.

Grande parte do investimento da Itaipu (R$ 61 milhões) vêm da venda de antigos imóveis de sua propriedade, utilizados por trabalhadores na época da construção da hidrelétrica e leiloados desde 2023.

O investimento total no Projeto Moradias em Foz do Iguaçu, que inclui a construção das primeiras 52 casas, ultrapassa R$ 76 milhões. A iniciativa, que prevê a construção de 254 casas no total, é uma parceria entre a Itaipu Binacional, o Itaipu Parquetec, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Fozhabita.

Sair da versão mobile