Anvisa proíbe canetas emagrecedoras irregulares e manda retirar produtos do mercado

Três marcas sem registro têm venda, importação e divulgação vetadas, com apreensão imediata.

Canetas apreendidas essa semana durante fiscalização na Ponte da Amizade. Foto: Receita Federal.

A Receita Federal informou que, em cumprimento à Resolução RE nº 4.641, publicada pela Anvisa em 18 de novembro de 2025, está proibida em todo o território nacional a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e transporte dos produtos Lipoless Eticos, TirzapeP Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar, todos os lotes.

A decisão foi tomada após a constatação de que os itens eram anunciados e vendidos sem registro na Anvisa, fabricados por empresa desconhecida e em desacordo com os artigos 2º, 12 e 59 da Lei nº 6.360/1976. As medidas de fiscalização valem para pessoas físicas, jurídicas e veículos de comunicação que comercializem ou divulguem os produtos, com base no artigo 6º da Lei nº 6.360/1976 e no inciso XV do artigo 7º da Lei nº 9.782/1999.

Com a determinação, qualquer tentativa de vender, distribuir, fabricar, importar, anunciar ou transportar esses produtos resultará em apreensão imediata. Contribuintes envolvidos nessas práticas também poderão responder às sanções previstas na legislação brasileira.

Sair da versão mobile