Definido calendário escolar da rede municipal para 2026

Ano letivo inicia em 4 de fevereiro, antes do Carnaval, e termina em 18 de dezembro.

Rede Municipal deve superar os 30 mil alunos matriculados em 2026. Foto: Assessoria de Imprensa/PMFI

O Conselho Municipal de Educação aprovou o calendário escolar que regulamentará o ano letivo de 2026 em toda a Rede Pública Municipal de Ensino. A definição segue as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente que determina a quantidade de dias letivos. Em 2025, cerca de 30 mil alunos foram matriculados nas escolas públicas municipais. Para 2026 este número ainda não está definido.

De acordo com a resolução, o calendário contempla a Educação Infantil, o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), assegurando o cumprimento mínimo dos 200 dias letivos, conforme determinação legal.

Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais:

O ano letivo terá início em 4 de fevereiro de 2026 e encerramento em 17 de dezembro de 2026. O cronograma será organizado em três trimestres:

Entre as principais atividades, estão previstas:

Feriados nacionais e municipais serão observados conforme decreto, desde que não comprometam o cumprimento do período letivo obrigatório.

O calendário da EJA será dividido em dois semestres:

1º semestre:

2º semestre:

Assim como nas demais etapas, os feriados deverão respeitar o cumprimento mínimo de 100 dias letivos por semestre, totalizando 200 dias no ano.

A resolução destaca que reuniões administrativas, de planejamento, pedagógicas e conselhos de classe integram o trabalho docente, mas não são contabilizados como dias letivos. Além disso, todas as instituições da rede municipal deverão manter o calendário escolar afixado em local de fácil acesso ao público.

Material Escolar – A prefeitura também abriu na última semana credenciamento de livrarias e papelarias da cidade. O valor liberado para cada aluno depende da série cursada. O cartão movimentou cerca de R$ 6 milhões em 2025, impulsionando a economia local e ajudando famílias que possuem dificuldades para a aquisição do material didático dos estudantes.

Sair da versão mobile