A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou o projeto que destina cerca de R$ 2 milhões para viabilizar o tradicional Natal Luz, Água e Magia. Com a autorização legislativa, a proposta segue agora para sanção, etapa que permitirá à Fundação Cultural iniciar a execução da programação, incluindo decoração, iluminação, shows e atividades distribuídas por diversos pontos da cidade.
O secretário de Turismo, Jin Petrycoski, destacou a importância da decisão e agradeceu a agilidade dos vereadores na tramitação. Segundo ele, embora a Secretaria de Turismo tenha capacidade técnica para organizar ações, esbarra em limitações legais e burocráticas que impedem a contratação de vários itens essenciais para o evento.
“Foi uma decisão acertada, até agradeço à Câmara de Vereadores pela agilidade na tramitação desse projeto. Era uma necessidade muito grande do município. Hoje, na Secretaria de Turismo, não é uma questão de capacidade técnica, pois isso a gente possui, mas não conseguimos contratar muitos itens necessários para o Natal. Ficamos muito tempo buscando uma modelagem de contratação e, infelizmente, a Secretaria não possui tanta flexibilidade. É engessado o que podemos ou não fazer quanto ao Natal”, afirmou.
Segundo Petrycoski, a Fundação Cultural tem maior expertise e condições de executar esse tipo de programação. “O ideal é que esse recurso esteja na Fundação Cultural, pois ela já tem essa experiência. Preferimos suplementar a Fundação, mesmo sendo interesse do Turismo ter uma cidade bonita no Natal. Entendemos que o Natal é tanto para os turistas quanto para os moradores. Essa suplementação veio em boa hora, e agora vamos conseguir fazer um Natal bonito, que Foz merece muito.”
O secretário também comentou sobre o planejamento para os próximos anos e disse que a experiência reforçou a necessidade de ajustes estruturais. “Na nossa proposta do IPPA não colocamos orçamento para o Natal, porque trabalhávamos com o orçamento deixado pela gestão passada. A dotação estava no Turismo e não conseguiríamos executar. Isso era algo corriqueiro: o orçamento do Natal ficava no Turismo, mas, ao longo do ano, era retirado e levado para outras pastas. Felizmente, a gestão do general tem confiado no nosso trabalho e permitido que o planejamento seja executado.”
Questionado sobre a coexistência do Natal promovido pela Itaipu — que inicia em 6 de dezembro — e o da Prefeitura, Petrycoski defendeu maior integração entre os dois projetos. “Precisamos fazer esse alinhamento. É importante somar esforços e manter campanhas e estratégias bem coordenadas, não apenas para otimizar recursos, mas para entregar um produto mais aderente, agradável e com maior sinergia. Vamos continuar trabalhando para implementar algo que seja bom para todos os lados.”
