Ciudad del Este se prepara para a Black Friday 2025 e discute logística após abertura da nova ponte

Comércio prevê aumento de 20% na arrecadação e mais de 300 mil visitantes; reunião discutiu estratégias para organizar o fluxo de veículos após a inauguração da Ponte da Integração.

Ciudad del Este projeta mega Black Friday e busca soluções para o trânsito após nova ponte. Fotos: Câmara de Comércio CDL.

Ciudad del Este acelera os preparativos para o Black Friday  2025, entre os dias 20 e 23 de novembro, que promete ser a maior edição já realizada no Paraguai e uma das mais expressivas da América Latina. A Câmara de Comércio e Serviços da cidade promoveu, na última quinta-feira (13), uma reunião de coordenação institucional para acertar detalhes do evento e discutir o novo cenário logístico após a inauguração da Ponte da Integração. O encontro reuniu autoridades locais, representantes de entidades do microcentro e órgãos de fronteira de ambos os países.

Durante a reunião, o coordenador geral do Black Friday, Armando Ghazaoui, apresentou projeções otimistas: a estimativa é de crescimento de 20% na arrecadação e a chegada de mais de 300 mil visitantes, impulsionados por uma estratégia de marketing ampliada para novas regiões do Brasil e da Argentina. A edição de 2025 ainda contará com wi-fi gratuito, feira gastronômica, apresentações artísticas e ruas exclusivas para pedestres, medidas que visam garantir uma experiência mais segura e atrativa ao público.

A logística pós-inauguração da Ponte da Integração também foi pauta central da reunião. O presidente da Câmara de Comércio, Said Taigen, defendeu a criação de um horário noturno para o tráfego de caminhões, com o objetivo de evitar congestionamentos na Ponte da Amizade durante o dia, facilitando a circulação de turistas e consumidores. A proposta, segundo ele, beneficiaria diretamente tanto Ciudad del Este quanto Foz do Iguaçu, fortalecendo o comércio e o turismo regional. Representantes de setores como taxistas, mototaxistas e vendedores ambulantes também apresentaram preocupações, que serão analisadas pelas autoridades de fronteira.

“A Câmara de Comércio reafirmou seu papel de articuladora regional e destacou o caráter colaborativo da reunião, considerado um indicativo de que Ciudad del Este avança com planejamento estratégico para receber um dos maiores eventos comerciais da América Latina, consolidando sua posição como polo turístico e comercial de referência”, destacou a coordenação da Câmara de Comércio.

Conforme o cronograma, as instalações brasileiras da Ponte da Integração deverão estar concluídas até 30 de novembro de 2025. A ponte entrará em funcionamento de forma progressiva, com o tráfego inicial de caminhões “em lastro”, sem carga, nos dois sentidos. O horário de operação será das 7h às 19h, e cada país realizará o controle aduaneiro em seu respectivo território.

Uma nova reunião da Comissão Mista Brasil/Paraguai está agendada para a próxima terça-feira,18 de novembro, quando serão discutidos os detalhes finais e os procedimentos operacionais conjuntos.

Faltando poucos dias da Black Friday, um dos eventos de compras mais importantes do ano para Ciudad del Este, crescem as preocupações com o conflito por causa dos caminhões de médio porte no transporte na fronteira.  O impasse ocorre após a ANTT anunciar que poderá proibir o transporte com esses caminhões caso não seja regularizado na fronteira, pois, embora a documentação fiscal desses veículos esteja em conformidade, a atividade não atende às normas de regulamentação e segurança exigidas para o transporte internacional.

A exigência de adequação vale especialmente para caminhões de pequeno porte, como os modelos 3-4, que poderão operar somente até 16 de março de 2025. Sem o cumprimento das regras até essa data, a circulação será suspensa, o que intensificou a reação de motoristas que reivindicam a continuidade do trabalho mesmo sem estarem completamente regularizados.

 

 

Sair da versão mobile