O secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Tinoco, afirmou que Foz do Iguaçu possui um plano de contingência estruturado para enfrentar situações de emergência e minimizar os impactos de eventos climáticos extremos. Segundo ele, o município conta com equipes capacitadas e integração direta com a Defesa Civil estadual.
Durante entrevista, o secretário Paulo Tinoco explicou que Foz do Iguaçu mantém uma coordenadoria de Defesa Civil municipal dentro da Secretaria de Segurança Pública. O setor é composto por guardas municipais treinados para atuar em situações de risco e emergência. “O município tem um plano de contingência municipal. A Defesa Civil é estadual. Cada município — e Foz do Iguaçu tem, alguns não têm estruturados — mas Foz do Iguaçu tem estruturada, dentro da minha secretaria, uma coordenadoria de Defesa Civil municipal, que são guardas municipais que foram capacitados”, disse o secretário.
Ele destacou que a equipe tem atuação permanente e citou os servidores responsáveis pelo trabalho no município. “Há muito tempo já desenvolvem esse trabalho: o sargento Vandro, o sargento Guimarães, o Larrubia e o Custódio — são os quatro que viram ali. E é impressionante”, comentou Tinoco.
O secretário relatou que a coordenadoria vem realizando ações preventivas e monitoramento constante das condições climáticas. “Na semana passada, nós ficamos preocupados, emitimos alertas: ‘Olha, vamos tomar cuidado de tanto a tanto, pode acontecer isso, vamos evitar’. E a gente ficou acompanhando. Realmente, Foz do Iguaçu passou assim, de lado, né?”, relatou.
Segundo Tinoco, o plano de contingência municipal tem como principal objetivo reduzir danos, proteger vidas e restabelecer a normalidade o mais rápido possível após ocorrências. “As nossas equipes, quando têm problema de queda de árvore, de destelhamento, a gente tem condições — até equipamentos que a gente recebe da Defesa Estadual — para poder iniciar a ajuda. E aí a gente tem todo um sistema interligado, que comunica o Estado, e a gente vai se falando”, explicou.
O secretário ressaltou ainda que o município possui planos específicos para diferentes tipos de eventos. “O município possui, como eu falei, planos de contingência para situações as mais variadas: alagamentos, inundações, enxurradas, granizos, vendavais, tempestades, dengue…”, enumerou.
Tinoco afirmou que os documentos incluem dados e locais estratégicos para abrigar a população em caso de necessidade. “O que consta nesse documento? Estão relacionados justamente situações como: endereços, características de abrigos que podem ser utilizados em casos de necessidade. O município aqui, nós temos 15 estabelecimentos cadastrados, só para conhecimento”, detalhou.





















































