De acordo com o decreto, a medida vale das 7h30 às 18h30 para facilitar o deslocamento dos moradores entre o Terminal de Transporte Urbano (TTU) e o Parque Nacional do Iguaçu. Durante o período, a linha será identificada como “Circular Cataratas Day” e fará o trajeto gratuitamente.
A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) e do Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans), com o objetivo de estimular a participação da comunidade no evento que celebra o dia 11 de novembro de 2011, data em que as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza.
O secretário interino de Turismo, Leandro Vandré Heineck, destaca que a proposta busca aproximar os moradores do Parque Nacional. “Sabemos que muitas pessoas nasceram ou vivem há anos em Foz e ainda não conhecem o Parque. Essa é uma oportunidade para que os iguaçuenses possam desfrutar de um momento de lazer e valorização do nosso patrimônio natural”, afirma.
A diretora-superintendente do Foztrans reforça o compromisso do órgão com a mobilidade acessível. “Queremos garantir um transporte gratuito e seguro, para que mais moradores possam vivenciar o Cataratas Day e celebrar esse orgulho da nossa cidade”, destaca.
A edição de 2025 do Cataratas Day contará com diversas atrações, como plaquinhas de fotos, mural interativo para colorir, apresentações musicais, feirinha de produtores locais e uma campanha nas redes sociais com a hashtag #CataratasDay2025. Moradores de Foz do Iguaçu e dos 13 municípios vizinhos também terão entrada gratuita no Parque Nacional.
Segundo a concessionária Urbia Cataratas, os visitantes poderão ainda aproveitar o dia para conhecer trilhas e atrativos gratuitos, como o Circuito São João, o Espaço Usina, o Poço Preto e o Caminho das Bananeiras.
