A Itaipu Binacional informou que colocou toda a sua estrutura à disposição das autoridades locais e estaduais para o atendimento às cidades atingidas pelo tornado que devastou parte do centro-sul do Paraná na tarde de sexta-feira (7), especialmente o município de Rio Bonito do Iguaçu.
A região foi a mais afetada pelo fenômeno, registrando grandes danos materiais, vítimas fatais e feridos graves.
O diretor de Coordenação de Itaipu, Carlos Carboni, está se deslocando até o município para coordenar pessoalmente as ações. Um efetivo e equipamentos do Corpo de Bombeiros da Segurança Empresarial da Itaipu, acompanhados do gerente da Divisão de Coordenação de Segurança, também estão a caminho. A comitiva inclui ainda uma equipe da área de Responsabilidade Social.
As equipes irão avaliar as necessidades locais e definir as formas de apoio que poderão ser oferecidas pela Binacional, em conjunto com a Defesa Civil do Estado e o Corpo de Bombeiros Militar, priorizando o resgate e o atendimento às vítimas.
Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a orientação é para que as equipes prestem todo o auxílio possível.“A Itaipu se coloca à disposição, em colaboração com os governos federal e estadual, a fim de evitar a duplicação de esforços e garantir uma estratégia organizada para resultados eficazes”, destacou Verri.
A Itaipu Binacional reafirmou seu compromisso social e solidário, atuando de forma ativa em situações de crise climática que têm afetado diversos municípios, cooperando com autoridades e comunidades em ações de apoio, socorro e reconstrução.
