O Porto Seco de Foz do Iguaçu, o maior da América Latina, atingiu em outubro um novo recorde de movimentação de veículos, com a entrada de 22.904 caminhões, número 6% superior ao registrado em outubro de 2021, até então o melhor resultado mensal.
De acordo com a Multilog, concessionária responsável pela administração do terminal e uma das maiores operadoras de logística integrada do país, o desempenho foi impulsionado principalmente pela ampliação da operação noturna de importação de grãos, pelo aumento das cargas oriundas da Argentina e pelo crescimento das exportações para o país vizinho.
O bom resultado de Foz do Iguaçu também elevou os índices de movimentação dos cinco portos secos de fronteira sob concessão da Multilog, que juntos registraram a entrada recorde de 44.186 veículos, frente aos 41.053 contabilizados em setembro. Além dos 22.904 caminhões em Foz, destacam-se os números de Uruguaiana (RS), com 14.462 veículos; Jaguarão (RS), com 3.305; Dionísio Cerqueira (SC), com 2.367; e Santana do Livramento (RS), com 1.148.
Na operação noturna de importação de grãos em Foz do Iguaçu, o número de veículos chegou a 7.502, um aumento de 14% (899 caminhões). As cargas vindas da Argentina somaram 3.037 caminhões, alta de 22% (551 veículos), enquanto as exportações para o país cresceram 14%, totalizando 1.368 veículos, 173 a mais do que em outubro de 2021.
O terminal também registrou aumento nas saídas de veículos, com 22.811 unidades no mês, totalizando 45.715 movimentações — um crescimento de 5,82% em relação ao mesmo período do ano anterior.“Os números refletem o crescimento constante do fluxo de cargas e mercadorias na tríplice fronteira, resultado do trabalho integrado entre a Multilog, Receita Federal, órgãos anuentes, transportadores, despachantes aduaneiros e motoristas”, afirma Roger da Costa Mendes Ribeiro, gerente de Operações do Porto Seco de Foz do Iguaçu.
Com localização estratégica na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, o Porto Seco de Foz do Iguaçu consolida-se como um dos principais centros logísticos do Mercosul. “A eficiência nas operações, o uso de tecnologia e o empenho das equipes têm garantido agilidade no processo e na circulação de veículos, fortalecendo a competitividade do comércio exterior brasileiro”, destaca Francisco Damilano, gerente geral de Operações das Fronteiras da Multilog.




















































