Feira Internacional do Livro celebra 20ª edição com homenagens, shows e programação ampliada em Foz

Evento literário ocupará complexo cultural do Centro entre 12 e 16 de novembro, programação oficial será divulgada no dia 7

Foto por Felipe Oliveira/PMFI

A Praça Getúlio Vargas, a Praça da Paz, o Calçadão do Rio Branco e os espaços culturais do Centro de Foz do Iguaçu vão se transformar, entre os dias 12 e 16 de novembro, em um grande corredor dedicado à literatura, à arte e ao conhecimento. A cidade recebe a 20ª Feira Internacional do Livro, uma das maiores e mais tradicionais celebrações culturais do Paraná, com autores nacionais e internacionais, shows, oficinas, debates, contação de histórias e distribuição de livros.

A programação completa será anunciada no dia 7 de novembro, mas a expectativa já é alta. De acordo com a Fundação Cultural, mais de 25 mil pessoas devem circular pelo evento, que terá como tema “Da literatura ao conhecimento” e homenageará Santos Dumont, pioneiro da aviação que visitou as Cataratas e ajudou a consolidá-las como patrimônio público, e o escritor paranaense Dalton Trevisan, referência da literatura brasileira e que completaria 100 anos em dezembro.

Inscrições abertas para expositores

A Fundação Cultural abriu inscrições para editoras e livrarias interessadas em participar como expositoras na feira. São 20 estandes gratuitos, medindo 3m x 3m, cedidos mediante contrapartida social em livros, que serão destinados a escolas e bibliotecas da cidade. As inscrições vão até 6 de novembro.

Valores de referência para a doação de livros:

Formulário de inscrição e edital estão disponíveis online.

Complexo cultural estruturado

O diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites, explica que a feira segue o conceito de descentralizar e ocupar o coração da cidade com grandes eventos.

“Nosso complexo para os grandes eventos de Foz do Iguaçu é na Praça Getúlio Vargas, Calçadão do Rio Branco e Praça da Paz”, afirma.

Além das praças, a Fundação Cultural e as estações Haroldo Alvarenga e Ana Maria Teigão também receberão atividades.

Segundo o prefeito General Silva e Luna, a feira foi planejada para estimular o hábito da leitura desde a infância e fortalecer o acesso à cultura.

Homenagens e destaque literário

A escolha de Dalton Trevisan como homenageado reforça o compromisso do evento com a literatura paranaense.

“Dalton Truvisan é um ícone da literatura paranaense e brasileira, e esse ano ele estaria completando agora em dezembro 100 anos de vida. Então é uma justa homenagem a um dos mais importantes ícones da literatura paranaense”, afirma Dalmont Benites.

Entre os autores já confirmados estão:

A feira contará ainda com contação de histórias, mesas de debate, oficinas literárias e artísticas, apresentações musicais e lançamentos.

Da feira ao Natal: programação contínua

Assim que a feira terminar, a cidade já entra no clima natalino. A estrutura começa a ser montada após o dia 16, dando início ao Natal de Luzes e Águas, de 5 de dezembro a 6 de janeiro, com shows, parada de Natal e decoração especial no complexo cultural e na Avenida Brasil.

“Assim que tirarmos a estrutura da Feira do Livro após o dia 16, já começamos a montagem da decoração de Natal que estará no complexo para os grandes eventos e na Avenida Brasil”, detalhou Dalmont.

A 20ª edição consolida a Feira Internacional do Livro como um dos maiores eventos culturais do Paraná e abre oficialmente o calendário festivo de fim de ano em Foz, com literatura, arte e celebração ocupando o centro da cidade.

Sair da versão mobile