Acompanhada de assessores, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, concedeu na manhã desta sexta-feira (31), uma entrevista à Rádio Cultura. Em Foz, a Ministra Gleisi Hoffmann participa da Caravana Federativa, evento do Governo Federal que busca reunir todos os serviços federais fora de Brasília. Gleisi participou da abertura oficial ao lado de outros ministros e segue com uma agenda de reuniões e encontros.
A ministra destacou a importância logística de Foz para sediar o evento. “Nós estamos realizando as Caravanas Federativas. Estamos fazendo em todos os estados. O que é isso? É levar o Governo Federal até os estados para fazer atendimento aos municípios.”.
Ela ressaltou ainda, a presença dos ministérios para facilitar a relação com os prefeitos, resolvendo questões como certidões, pagamentos de convênios e burocracias. A escolha por Foz se deve à sua tradição desses eventos, além de ter a logística e estrutura necessárias, e ser o cartão postal do Paraná.
Federalização do Hospital Municipal
Um dos temas centrais da conversa foi o andamento do processo de federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, uma referência essencial para toda a região trinacional. Embora haja ceticismo de algumas partes envolvidas, a Ministra demonstrou confiança nos passos atuais.”Eu, eu estou otimista, a gente tá trabalhando nisso. Não é uma coisa simples, nem fácil, porque a federalização, primeiro, exige que a gente tenha uma referência de hospital universitário para a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) poder assumir,” explicou Gleisi.
Ela confirmou que a questão está sendo tratada desde a gestão passada do município. Apesar dos entraves burocráticos, a expectativa do governo federal é positiva: “Mas eu acredito que a gente tá fazendo bons encaminhamentos. Talvez logo a gente tenha notícias positivas.”
Saúde na fronteira – programa para resolver filas de especialidades
Em relação à saúde pública e ao atendimento aos municípios vizinhos que dependem da estrutura de Foz, a Ministra destacou o aumento dos repasses federais e a retomada de programas específicos.”A gente tem aumentado bastante os repasses de saúde para os municípios, porque nós retomamos o piso da saúde, que tinha sido suspenso no governo passado. Então, isso ampliou bastante os recursos pra gente distribuir com os municípios,” afirmou.
Para combater as longas filas por procedimentos, o governo lançou uma ação focada: “Um que foi lançado recentemente pelo Presidente Lula é o ‘Agora Tem Especialistas’. Então, a gente tá fazendo ações com os hospitais de toda a região para fazer um atendimento a quem tá na fila por uma cirurgia, um exame eletivo, e isso tem ajudado.” A Ministra reforçou o papel estratégico do Hospital Municipal, que é uma unidade de fronteira e atende não só brasileiros, mas também paraguaios e argentinos.
Abertura da Ponte da Integração
Por fim, Gleisi Hoffmann trouxe uma atualização importante sobre o cronograma de liberação da Ponte da Integração, que fará a segunda ligação entre Foz do Iguaçu e o Paraguai, prometendo desafogar o trânsito da Ponte Internacional da Amizade.
A previsão é que o acesso esteja liberado ainda em 2025: “A gente pensa que em dezembro a gente tem condições de abrir a ponte. Se não para fluxo total, pelo menos para fluxo de caminhões, caminhões vazios, o que já ajudaria muito o fluxo da outra ponte,” disse a Ministra.
Ela detalhou que o principal desafio atualmente não é a obra em si, mas a preparação da infraestrutura de apoio: “É a obra, mas também a infraestrutura para operacionalização. Você sabe que às vezes são questões pequenas que impactam. […] Aí descobrimos lá: ‘Não, não tem instalação de água para chegar até a aduana, não tem instalação de energia’.”
A questão da segurança também está sendo tratada em nível federal. “Nós temos que cuidar da segurança. Então, estamos vendo com a Força Nacional de Segurança também para estabelecer a segurança da ponte,” concluiu, reafirmando que no “nosso calendário, a gente inauguraria a ponte em dezembro”.
 
			

















































