Puerto Iguazú lança programa para impulsionar turismo inclusivo e diverso

O projeto “VISIT Iguazú LGBT” integra poder público e iniciativa privada para promover diversidade, sustentabilidade e fortalecer a imagem internacional do destino.

Com o objetivo de posicionar Puerto Iguazú como um destino inclusivo, inovador e reconhecido internacionalmente, foi lançado oficialmente o “VISIT Iguazú LGBT”, uma iniciativa que une esforços dos setores público e privado para promover a diversidade, fortalecer a identidade local e gerar novas oportunidades econômicas.

O presidente do Instituto de Turismo de Iguazú (ITUREM), Leopoldo Lucas, ressaltou que a cidade vem se preparando para receber visitantes de todo o mundo com práticas mais responsáveis e acolhedoras. “É fundamental incorporar políticas inclusivas que consolidem Iguazú como um destino de destaque nas tendências globais do turismo”, afirmou.

Já o diretor municipal de Diversidade, Darío Rojas, destacou que o projeto vai além de uma proposta turística. “É uma estratégia que conecta inovação, inclusão e desenvolvimento sustentável, posicionando Iguazú como um destino que não só acolhe o mundo, mas se projeta como referência em hospitalidade e respeito à diversidade”, disse.

Como parte das ações, foi confirmado que no dia 29 de novembro, durante a Semana da Diversidade, ocorrerá a exibição do filme “Queimando na Fronteira”, seguida pela Marcha do Orgulho, evento que reforça a integração entre comunidade local e turismo inclusivo.

Em novembro o município promove a Semana da Diversidade, um evento que serve de pano de fundo para uma atividade de longa data em Puerto Iguazu: a Parada do Orgulho, que este ano celebra sua quinta edição.

A ideia é que esta semana seja uma grande celebração, com diversas atrações, como Cinema Queer, parte da exposição “Queimando na Fronteira” (agora em sua quarta edição), debates sobre famílias LGBT+ e uma exposição de arte local.

“Além da celebração, buscamos consolidar Puerto Iguazú como um destino de escolha para a comunidade LGBT, tanto local quanto internacionalmente. Esperamos que essas ações sirvam para conscientizar, conscientizar e, acima de tudo, tornar nossa própria comunidade uma grande embaixadora do turismo diverso e inclusivo que queremos construir”, concluiu Rojas.

Foz do Iguaçu, recentemente também se tornou membro, através do Visit Iguassu, do IGLTA (International LGBTQ+ Travel Association). A IGLTA é a principal rede mundial de empresas de turismo que acolhem a comunidade LGBTQ+. Fundada em 1983, a organização oferece recursos e informações gratuitas sobre viagens, promovendo continuamente a igualdade e a segurança no turismo LGBTQ+ em todo o mundo, conectando a comunidade LGBTQ+ à indústria do turismo.

Ao se tornar membro, o Visit Iguassu poderá utilizar diversas ferramentas da IGLTA para a promoção do Destino, como a promoção internacional de eventos, roteiros e ações, inserções em newsletters, publicações em blogs e redes sociais da associação.

Sair da versão mobile