Volume de água nas Cataratas do Iguaçu sobe e encanta visitantes

Chuvas dos últimos dias fizeram aumentar a vazão no Rio Iguaçu; no fim de semana atingiu 7,1 milhões de litros por segundo.

Aumento na vazão. nas Cataratas do Iguaçu, encanta turisrtas. Fotos: Divulgação Urbia Cataratas / Parque Nacional do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu, um dos maiores espetáculos naturais do mundo, mostraram toda a sua potência nesta semana. Na noite de segunda-feira (13 de outubro), a vazão atingiu impressionantes 7,1 milhões de litros por segundo — quase quatro vezes acima da média histórica, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Na manhã de terça-feira (14), o volume já havia reduzido para 5 milhões de litros por segundo, cerca de 2 milhões a menos que o pico do dia anterior. Embora em queda, a vazão ainda é expressiva e garante um cenário grandioso, que emociona e impressiona visitantes.

O aumento no volume das águas foi causado pelas chuvas intensas que atingiram a bacia do rio Iguaçu no último fim de semana. A previsão é de que o fluxo continue diminuindo nas próximas horas, podendo chegar a cerca de 3 milhões de litros por segundo ainda nessa quarta-feira (15). De acordo com o monitoramento da Copel, às 10h, estava em 4 milhões 360 mil litros de água por segundo.

Apesar da vazão acima da média, 1 milhão e 500 mil litros de água por segundo, o Parque Nacional do Iguaçu permanece aberto, com acesso normal às passarelas, trilhas, ciclovia, mirantes e demais atrativos.

 

 

Sair da versão mobile