As obras da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu chegaram à reta final. O Governo do Paraná estima concluir os trabalhos até o dia 10 de dezembro, quando o governador Ratinho Júnior deve entregar oficialmente a estrutura ao Governo Federal. A via é o principal acesso à Ponte da Integração Brasil–Paraguai, que deve ser inaugurada ainda este ano, em cerimônia com os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Santiago Peña.
A expectativa foi reforçada durante a 21ª Reunião da Comissão Mista Paraguaio-Brasileira, que tratou dos últimos detalhes operacionais para a abertura da nova ligação internacional. A ponte, construída sobre o Rio Paraná, ligará Foz do Iguaçu a Presidente Franco e deve transformar a dinâmica logística e econômica da fronteira. Apesar de a ponte estar pronta desde 2023, os acessos de ambos os lados da fronteira sofreram diversas alterações nos projetos e, por consequência, no andamento das obras.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que a vistoria final será conduzida pessoalmente pelo governador Ratinho Júnior. “Estamos nos ajustes finais para entregar a obra pronta. As equipes da Receita Federal, Polícia Federal e demais órgãos já estão iniciando a instalação dos equipamentos. Assim que o governador entregar as chaves, o Governo Federal poderá iniciar a operação”, afirmou.
Entre as alterações estão adequações nas áreas da Receita Federal, Polícia Federal, Ministério da Agricultura e Polícia Rodoviária Federal. Essas modificações, autorizadas pela Justiça Federal, ampliaram o escopo da obra e prolongaram o cronograma inicial.
“Essa é uma obra que vai além da ponte. Ela envolve reconfiguração logística, segurança, controle e infraestrutura. Foi um desafio técnico enorme, e o Governo do Paraná assumiu o compromisso de concluir com qualidade e transparência”, destacou Sandro Alex.
Segundo ele, todo o complexo será entregue com condições de funcionamento imediato. “O Estado não tem competência para abrir a ponte ao tráfego, mas deixará tudo pronto para que a União assuma e inicie as atividades alfandegárias e de controle”, disse.
De acordo com o cronograma conjunto, o funcionamento da Ponte da Integração será gradual. No início, apenas caminhões “em lastro” — sem carga — poderão atravessar a estrutura nos dois sentidos, em horário limitado, das 7h às 19h. Cada país realizará o controle aduaneiro em seu próprio território. Depois dessa etapa, será possível liberar a passagem de ônibus de turismo fretados e, mais adiante, o fluxo completo de veículos.
A inauguração oficial está prevista para até o dia 15 de dezembro. A presença de Lula e Peña foi discutida como um gesto simbólico da retomada da cooperação bilateral entre Brasil e Paraguai. Antes disso, uma nova reunião da Comissão Mista, marcada para 18 de novembro, definirá os procedimentos de operação conjunta e segurança.