Fiscalização será intensificada em Foz para coibir bebidas adulteradas e irregularidades urbanas

Reunião da AIFU reúne forças de segurança e órgãos públicos para alinhar estratégias conjuntas.

Reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal discute trabalho de fiscalização na cidade. Foto: GM

O 9º Batalhão de Bombeiro Militar sediou, na manhã desta terça-feira (14), a 5ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Ações Integradas de Fiscalização Urbana (CMTEC-AIFU), coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Foz do Iguaçu. O encontro reuniu representantes de diversas instituições para debater novas estratégias de fiscalização com foco na segurança pública, saúde e ordenamento urbano.

Um dos principais temas abordados foi o combate à produção, comercialização e consumo de bebidas adulteradas com metanol — substância altamente tóxica e proibida para uso humano. Recentemente, ações de fiscalização coordenadas pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério da Agricultura resultaram na coleta de amostras de bebidas vendidas na cidade e coletas exploratórias, que serão analisadas em laboratório para identificação de possíveis adulterações e contrabando.

Também esteve em pauta o censo da população em situação de rua, iniciativa voltada ao desenvolvimento de políticas sociais e ações de segurança. Parte dessa população atua na reciclagem, e há indícios de exploração por grupos criminosos que reutilizam garrafas importadas para falsificação de bebidas.

Outros temas discutidos incluíram a fiscalização de estabelecimentos com alvará irregular, perturbação do sossego, presença de menores em locais proibidos, comércio clandestino de bebidas alcoólicas e práticas proibidas como o bronzeamento artificial, vedado pela Anvisa.

 

Sair da versão mobile