Câmara aprova contas de Chico Brasileiro referentes a 2023 após votação apertada

Foram 8 votos favoráveis e 7 contrários, número insuficiente para rejeitar as contas, já que seriam necessários 10 votos para a reprovação

Câmara aprova contas de Chico Brasileiro referentes a 2022. Foto: Christian Rizzi

Em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou as contas do exercício financeiro de 2023 do prefeito Francisco Lacerda Brasileiro (Chico Brasileiro). A votação foi apertada: foram 8 votos favoráveis e 7 contrários, número insuficiente para rejeitar as contas, já que seriam necessários 10 votos para a reprovação, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município.

O projeto de Decreto Legislativo nº 14/2025, de autoria da Comissão Mista, recomendava a rejeição das contas do Poder Executivo Municipal, mas acabou sendo derrotado em plenário. Com isso, o parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que havia emitido parecer prévio pela regularidade das contas com ressalvas, prevaleceu e as contas foram consideradas aprovadas.

Durante a sessão, o presidente da Câmara, vereador Paulo Debrito, conduziu os trabalhos, conforme convocação publicada no Diário Oficial do Legislativo, em cumprimento ao artigo 107 do Regimento Interno e artigo 30 da Lei Orgânica Municipal.

Em defesa das contas, o prefeito Chico Brasileiro encaminhou à Casa um documento em que contestou o parecer da Comissão Mista, argumentando que as duas ressalvas apontadas pelo TCE-PR — relacionadas aos aportes previdenciários e ao índice de gasto com pessoal — não configuram irregularidades, tampouco prejuízo ao erário.

No documento, o prefeito destacou que os aportes ao Fundo de Previdência Municipal foram regularizados até dezembro de 2024, sem deixar pendências para a gestão seguinte. Quanto à extrapolação do índice de pessoal, o texto citou que o cálculo feito pelo Tribunal de Contas considerou indevidamente repasses à Fundação Municipal de Saúde, contrariando o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O acórdão nº 206/2025, da Primeira Câmara do TCE-PR, relatado pelo conselheiro Maurício Requião de Mello e Silva, concluiu pela regularidade das contas de 2023, destacando que as ressalvas apresentadas não comprometem o equilíbrio financeiro do município. Com o resultado da votação — 8 votos “sim” e 7 votos “não” —, a Câmara de Foz do Iguaçu aprovou as contas de Chico Brasileiro, reconhecendo a posição do Tribunal de Contas do Estado e rejeitando o parecer da Comissão Mista.

Votaram pela desaprovação das contas:

Bosco Foz (PL)

Cabo Cassol (PL)

Dr. Ranieri (Republicanos)

Paulo Debrito (PL)

Sidney Prestes (Mobiliza)

Soldado Fruet (PL)

Valentina (PT)

Yasmin Hachem (PV)

Votaram pela aprovação:

Adriano Rorato (PL)

Adnan El Sayed (PSD)

Anice (PP)

Professora Márcia Bachixte (MDB)

Evandro Ferreira (PSD)

Balbinot (PSDB)

Beni (PP)

Sair da versão mobile