Ônibus da VISAC ganham adesivos rosa e reforçam a luta contra o câncer de mama

Campanha do Outubro Rosa alerta passageiros e a comunidade de Foz do Iguaçu sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Campanha da VISAC destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Foto: Divulgação.

Os ônibus da Viação Santa Clara (VISAC) estão circulando pelas ruas de Foz do Iguaçu com uma nova mensagem: a da conscientização. Estampados nos para-brisas dos 94 veículos da frota — responsáveis por transportar diariamente mais de 50 mil passageiros —, adesivos rosa em formato de placa de trânsito chamam a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 20 mil pessoas morreram em 2023 em decorrência da doença, com maior incidência nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A iniciativa, já tradicional na VISAC, busca incentivar homens e mulheres a observarem sinais de alerta no corpo e a realizarem exames periódicos — medidas essenciais para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade.

Um levantamento do INCA estima que, até o final de 2025, cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil. Quando identificado precocemente, o tratamento pode alcançar índices de cura de até 90%.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres em todo o mundo e o que mais causa mortes por câncer no público feminino. Entre os principais sinais e sintomas estão: aparecimento de caroço (nódulo) endurecido e indolor; pele da mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja; alterações no mamilo; secreção espontânea; e pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Sair da versão mobile