Com presença de Lula e Santiago Peña, Ponte da Integração abre até dia 15 de dezembro

Apenas caminhões vazios poderão atravessar a ponte inicialmente e o trânsito será entre 7h e 19h. Controle aduaneiro será feito no Brasil e Paraguai.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Santiago Peña devem participar da inauguração da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, prevista para ocorrer até o dia 15 de dezembro. A informação foi discutida durante a 21ª Reunião da Comissão Mista Paraguaio-Brasileira, que trata dos últimos ajustes para a abertura da nova ligação internacional sobre o Rio Paraná.

A ponte entrará em funcionamento de forma progressiva, com o tráfego inicial de caminhões “em lastro” — sem carga — nos dois sentidos. O horário de operação será das 7h às 19h, e cada país realizará o controle aduaneiro em seu respectivo território.

Conforme o cronograma, as instalações brasileiras deverão estar totalmente ocupadas até 30 de novembro de 2025. Após essa fase, a previsão é de liberação gradual para ônibus de turismo fretados, em data ainda a ser definida.

Uma nova reunião da Comissão Mista está agendada para 18 de novembro, quando serão discutidos os detalhes finais e os procedimentos operacionais conjuntos.

A Ponte da Integração, que conecta Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai), é considerada uma das principais obras de infraestrutura da região de fronteira, com o objetivo de reduzir o fluxo de veículos na Ponte da Amizade e reforçar a integração econômica e logística entre os dois países.

Sair da versão mobile