Quase metade da população brasileira depende de óculos ou lentes de contato

A cirurgia refrativa é uma solução moderna, rápida e segura para quem busca liberdade visual.

Eva Carolina Seibel Schultz, com a equipe médica. Foto: Assessoria.

Esquecer os óculos em qualquer canto, lidar com as lentes embaçadas ou carregar a clássica marquinha no nariz depois de horas de uso… Quem utiliza óculos de grau conhece bem essas situações. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 82 milhões de brasileiros recorrem a algum tipo de auxílio para a visão, como óculos ou lentes de contato — o que representa 40,4% da população do país.

Entre eles estava Eva Carolina Seibel Schultz, que desde os 8 anos tinha os óculos como companheiro inseparável. “Antes eu sentia muita dor de cabeça, enxergar de longe era um desafio. Quando precisava usar telas, meus olhos doíam”, relembra.

Depois de 21 anos de convivência, Eva decidiu dar férias ao acessório. “Foi a realização de um sonho! É uma sensação de alívio. A cirurgia foi rápida e não senti dor. Nos dois primeiros dias tive apenas um incômodo, como se tivesse areia nos olhos, mas segui todas as orientações médicas. Agora não preciso mais me preocupar se a lente está suja ou onde deixei os óculos”, conta Eva, emocionada após realizar a cirurgia.

Um novo olhar
A cirurgia refrativa é indicada para corrigir erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo, reduzindo ou até eliminando a necessidade do uso de óculos e lentes. É recomendado para pacientes com grau estabilizado que buscam mais liberdade no dia a dia.

Pioneiro nesse tratamento no Paraná, o Hospital de Olhos de Cascavel realiza o procedimento com tecnologia de ponta e um corpo clínico altamente qualificado, garantindo resultados precisos e rápida recuperação. “Utilizamos a tecnologia Streamlight, que oferece diversos benefícios e faz toda a diferença no resultado final. Ela permite um controle milimétrico, com altíssima precisão, atuando apenas nas áreas afetadas, sem comprometer os tecidos saudáveis. Enquanto os métodos tradicionais podem gerar maior sensibilidade e prolongar a recuperação, a Streamlight proporciona menos incômodo no pós-operatório e uma recuperação mais ágil”, explica o oftalmologista da instituição, Dr. Cesar Shiratori.

A cirurgia é realizada com o paciente acordado, utilizando apenas colírios anestésicos para garantir conforto. A técnica é rápida, dura cerca de 15 a 20 minutos por olho e permite que o paciente volte para casa no mesmo dia. “É indicado para pessoas maiores de 21 anos, com córneas saudáveis e grau estável há pelo menos um ano”, ressalta o médico. Antes da cirurgia, o paciente passa por uma avaliação detalhada com um oftalmologista, que inclui exames como topografia corneana e medição da espessura da córnea, fundamentais para determinar se o paciente é um bom candidato à intervenção cirúrgica.

De volta à rotina
Passar pela cirurgia refrativa é apenas o primeiro passo para conquistar uma visão nítida. A recuperação exige atenção e alguns cuidados simples que fazem toda a diferença nos resultados. Nos primeiros dias, é comum sentir ardência, coceira ou sensibilidade à luz. Para garantir uma cicatrização adequada, é essencial descansar a visão, evitar esforços físicos, usar óculos escuros com proteção UV, aplicar corretamente os colírios prescritos e manter distância de piscinas, mar e esportes de contato.

O desconforto costuma diminuir após 48 horas e, em poucos dias, a rotina pode ser retomada. Em algumas semanas, a visão se estabiliza, e a partir do terceiro mês a córnea atinge o ajuste definitivo, proporcionando clareza visual duradoura.

Sobre o Hospital de Olhos de Cascavel
O Hospital de Olhos de Cascavel é o único hospital oftalmológico do Paraná com a certificação ONA Nível 3, o que atesta a qualidade e segurança oferecida aos pacientes há mais de três décadas. Com duas unidades localizadas em Cascavel e uma unidade prestes a ser inaugurada na cidade de Toledo, o Hospital de Olhos é referência em cuidado com a visão. Além do corpo clínico altamente qualificado, oferece aos pacientes estrutura moderna com salas cirúrgicas, centro de diagnóstico por imagem, ambulatórios clínicos e cirúrgicos, todas elas equipadas com tecnologia de última geração para exames e procedimentos.

Sair da versão mobile