A 21ª Reunião da Comissão Mista Paraguaio-Brasileira responsável pelas tratativas entre os dois países para a construção da segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná foi realizada na quinta-feira, 2 de outubro, no lado brasileiro da Itaipu Binacional, com a participação de representantes de diversas instituições dos dois países. O encontro marcou a retomada dos trabalhos da comissão, com foco na organização da inauguração oficial da Ponte da Integração.
Durante a reunião, foi proposta a inauguração da ponte nos primeiros 15 dias de dezembro de 2025, com abertura gradual ao tráfego. Cada país atuará na operação de sua respectiva alfândega, e o evento de inauguração deverá contar com a presença dos presidentes do Brasil e do Paraguai.
As instalações do lado brasileiro serão oficialmente ocupadas pelos órgãos públicos até 30 de novembro, permitindo o início da circulação de caminhões de lastro (sem carga) cerca de cinco dias depois, das 7h às 19h, todos os dias da semana. A passarela de pedestres ainda não será aberta ao público neste primeiro momento.
Ficou acordado que a data para início da circulação de caminhões com carga será anunciada no dia da inauguração. A comissão também discutiu a necessidade de autorização bilateral para ônibus de turismo, veículos particulares e pedestres, além da definição de procedimentos conjuntos de manutenção e fiscalização da nova ponte. Após a reunião, foi feita uma visita in loco às obras das aduanas.