56% dos pais transformam a mesada em aprendizado para os filhos

Conversas em família e atitudes simples ajudam na educação financeira; veja como colocar em prática no dia a dia.

Crianças apreendem na prática sobre Educação Financeira. Foto: Assessoria.

A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Isso se aplica a todos os âmbitos da vida, especialmente à educação dos filhos. Os pais são os primeiros modelos de comportamento, valores e atitudes que as crianças observam e reproduzem. Para alguns, a mesada tem sido uma ferramenta para ensinar a administrar o dinheiro e desenvolver a autonomia financeira. Uma pesquisa da Serasa e Opinion Box revela que 56% dos pais dão mesada aos filhos, enquanto 35% não têm esse hábito. Em muitos casos, o valor é depositado em uma conta digital infantil, com cartão de débito em nome da própria criança.

No lar de Michelle Caraça de Souza Almeida, associada da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, na cidade de Santa Isabel, em São Paulo, o aprendizado vai além do dinheiro em si: cada atividade doméstica se transforma em uma experiência de valor, ensinando responsabilidade e finanças aos filhos de 9 e 3 anos.

“Eu imponho algumas tarefas, como fazer as atividades da escola, arrumar a cama e escovar os dentes. Caso sejam executadas, eles são remunerados. Se cumprirem todas as responsabilidades ao longo do mês, recebem R$ 100. Porém, se deixarem de fazer algo, esse valor é debitado. Além disso, explico o processo de como se ganha dinheiro: não é algo imediato, exige esforço e dedicação”, revela a empresária do setor imobiliário.

Michelle já percebe os benefícios desde o momento em que decidiu organizar as finanças da empresa e o futuro dos filhos. “O que me motivou a abrir a conta de Pessoa Física para minha empresa foi apoiar uma cooperativa local, além de contar com o contato direto com o gerente para esclarecer dúvidas e receber uma consultoria personalizada. Ainda melhor foi poder poupar dinheiro para os meus filhos de forma lúdica, já que outras instituições não permitem abrir conta para menores de 10 anos”, conta.

Educação financeira começa em casa

O assessor de investimentos da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Christian Maycon de Cristo, destaca a importância de abordar esse tema desde cedo: “O primeiro passo é acompanhar de perto. Dar acesso sem orientação pode trazer dor de cabeça. Depois, é importante começar pequeno, com limite baixo no cartão, traçar objetivos claros e sempre conversar sobre cada gasto”, orienta.

Falar sobre dinheiro em família não precisa ser pesado nem complicado. Pelo contrário: “Quando o assunto é tratado de forma leve e natural, todos aprendem juntos”, frisa Christian. As crianças podem participar em tarefas simples, como comparar preços no mercado, enquanto os adolescentes podem opinar em decisões maiores, como planejar uma viagem ou definir um objetivo da família. “O que importa é que eles sintam que fazem parte, que entendam que dinheiro não é tabu. Assim, cada decisão mostra os valores da família, aproxima todos e prepara os filhos para a vida adulta”, complementa.

Nos dias de hoje, crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados e atentos ao mundo ao seu redor. Diante desse cenário, os pais precisam adotar novas estratégias para ensinar sobre dinheiro. “Não basta apenas falar ‘guarde um pouco’. É preciso mostrar, na prática, como organizar, planejar e tomar decisões financeiras com consciência. A autonomia dos filhos, longe de reduzir o papel dos pais, fortalece a educação financeira ao torná-la presente no dia a dia”, explica o assessor financeiro.

Iniciativas que transformam

Pensando no futuro das crianças, o Sicredi oferece produtos e campanhas como a Turminha da Poupança, destinada a crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. Ao aplicar R$ 100 na poupança da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, é possível acumular pontos e trocar por pelúcias colecionáveis.

Também se destacam programas de educação como a União Faz a Vida, que leva conceitos de cooperativismo e cidadania para as escolas, e o Cooperação na Ponta do Lápis, que incentiva o uso consciente do dinheiro. “Essas são algumas formas de ensinar as crianças a guardar, valorizar cada moedinha e se organizar sempre junto com os pais. É preparar o futuro, mas sem complicação”, finaliza Christian Maycon de Cristo.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ é uma das maiores cooperativas que compõem o sistema Sicredi e responde pela marca Sicredi em regiões como o Oeste do Paraná, Alto Tietê, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte Paulista e Sul Fluminense.

 

 

Sair da versão mobile