O Parque das Aves finalizou o mês de setembro com resultados expressivos em diferentes frentes de atuação, consolidando-se mais uma vez como o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas do Iguaçu e também como uma referência nacional em iniciativas voltadas à valorização da biodiversidade da Mata Atlântica, bem-estar institucional e fortalecimento de parcerias estratégicas.
“Os resultados de setembro reforçam nosso crescimento contínuo e sustentável. Cada avanço representa um esforço coletivo para tornar a visita ao Parque das Aves cada vez mais completa, com novidades e melhorias que agregam valor à experiência. Do ponto de vista financeiro, é gratificante ver como nosso trabalho gera resultados consistentes, permitindo que possamos investir ainda mais em iniciativas que unem conservação da Mata Atlântica, bem-estar institucional e desenvolvimento de parcerias estratégicas”, Luciana Limanski, diretora financeira do Parque das Aves.
Em setembro, o Parque registrou um crescimento de 11,5% nas visitações em comparação ao ano anterior, com 73.659 pessoas visitando o Parque, superando os 66.005 de setembro de 2024, e os 64.185 visitantes em 2023, consolidando o mês que passou como o melhor número de visitantes de setembro dos últimos 5 anos.
Os visitantes brasileiros foram a maioria entre os visitantes do Parque das Aves, seguidos por visitantes da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Entre os estados brasileiros, os principais foram Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Presença de grupos e fantours
Durante o mês de setembro, o Parque das Aves recebeu diversos grupos de agentes e operadores de turismo. As visitas foram organizadas em parceria com entidades do setor e proporcionaram momentos de imersão no trabalho realizado no Parque das Aves.
Ao conhecerem de perto a estrutura, os viveiros de imersão e o Complexo Gastronômico, os participantes puderam compreender o impacto positivo gerado pelo atrativo em Foz do Iguaçu e na conservação das espécies da Mata Atlântica.
Reconhecimento nacional com o Prêmio Mutum 2024/2025
Durante o mês, o Parque das Aves também foi homenageado pela Liga Ágil (Associação Brasileira de Palindromistas) com o Prêmio Mutum 2024/2025, na categoria Eco Você – Ação Ambiental. A entrega oficial da premiação ocorreu no dia 27 de setembro, durante o 3º Encontro Brasileiro de Palindromistas em Foz do Iguaçu.
A diretoria do Parque das Aves esteve presente na cerimônia e celebrou o reconhecimento com entusiasmo. “Receber o Prêmio Mutum é uma grande alegria para todos nós do Parque das Aves, pois reforça a importância do nosso trabalho contínuo em prol das espécies da Mata Atlântica e a relevância da nossa atuação junto à sociedade”, afirma a diretora institucional, Soraya Penzin.
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Outro destaque do mês foi a realização da SIPAT 2025, organizada pela equipe da CIPA do Parque das Aves, com o tema “Escolhas seguras, vidas preservadas”. A programação foi desenvolvida com foco no cuidado, na segurança e no bem-estar dos colaboradores, promovendo momentos de aprendizado, reflexão e fortalecimento coletivo.
“Buscamos oferecer uma programação diversificada e levar aos colaboradores uma abordagem mais próxima, abrindo um espaço de segurança para que assuntos emocionais também sejam abordados e destacando que a segurança no trabalho envolve diversos fatores, não somente o uso do EPI nas atividades”, destacou o analista de segurança do trabalho, Leandro Sousa.
Novo horário de visitação
A partir dessa quarta-feira, 1º de outubro de 2025, o Parque das Aves ampliará seu horário de funcionamento, passando a encerrar a entrada às 17h30 entre setembro e fevereiro e às 17h de março a agosto, medida que reforça sua posição como o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas do Iguaçu.
A mudança busca proporcionar uma experiência mais confortável e completa aos visitantes, permitindo maior conexão com a Mata Atlântica durante a visitação.