O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Ênio Verri, fez uma série de anúncios em celebração ao Dia do Turismo, comemorado no último sábado (27). O mais importante foi o da construção de um novo Centro de Recepção ao Visitante (CRV) maior e mais moderno. O novo prédio vai ficar no terreno, em frente ao Ecomuseu de Itaipu, próximo da atual sede.
Além de espaço para receber os turistas com mais conforto, o novo CRV vai abrigar um teatro, com capacidade para 500 pessoas. O teatro receberá tratamento diferenciado, com todos os equipamentos de última geração, necessários para garantir ao público uma experiência completa. “Por isso a obra do teatro vai demorar um pouquinho mais. Tudo é mais específico, com normas técnicas próprias”. Explicou Verri. A obra completa vai custar R$ 89 milhões. A Itaipu vai receber o terreno em doação da prefeitura de Foz. Como contrapartida vai reformar o atual almoxarifado municipal que fica localizado na Vila Portes.
Dentro da usina, a novidade é a substituição das lâmpadas que fazem o show Itaipu Iluminada. O projeto é antigo, cerca de 20 anos, e até a manutenção está comprometida pela idade do arranjo. A reformulação prevê iluminação de LED, com tecnologia para ser operada de maneira mais fácil. Além disso, a nova atração poderá alternar muitas cores e movimentos. O custo da revitalização está orçado em R$ 50 milhões.
O atual Centro de Recepção ao Visitante vai abrigar o Centro Executivo, atualmente localizado na Vila A. O centro ocupa casas que foram utilizadas na época da construção da usina e agora a parte administrativa também ganhará endereço novo. “Vamos fazer um projeto para utilização dos espaço”, anunciou o diretor.