ANAC homologa pista do Aeroporto Internacional Cataratas

Liberação da extensão da pista foi publicada no Diário Oficial da União e passa a valer a partir de dois de outubro.

Ampliação da pista do Aeroporto de Foz é homologada pela ANAC. Foto: Divulgação.

Foi publicado hoje no Diário Oficial da União a homologação da ampliação da pista do Aeroporto Internacional Cataratas. A partir do dia dois de outubro as aeronaves vão utilizar a ampliação para pousos, que podem ser guiados por instrumentos.

Com a ampliação da pista, aviões de maior porte poderão descer em segurança no aeroporto, utilizando o ILS, um instrumento fundamental do processo de homologação da extensão da pista. O sistema garante precisão e segurança durante o pouso de uma aeronave, especialmente em condições de baixa visibilidade, como neblina e chuva intensa.

A extensão da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Foz do Iguaçu aumentou a sua dimensão de 2.194 metros para 2.705 metros, tornando-a a segunda maior da região Sul do país. Com o novo comprimento, o terminal terá capacidade para receber aeronaves de maior porte, beneficiando tanto o turismo quanto o setor logístico da região.

A CCR Aeroportos, agora Motiva, assumiu a gestão do Aeroporto de Foz do Iguaçu e tomou a iniciativa de finalizar as obras e conduzir o processo de homologação, uma vez que estas intervenções não estavam previstas no contrato de concessão. O investimento, estimado em cerca de R$ 25 milhões, visa garantir que a infraestrutura esteja plenamente operacional, atendendo aos padrões exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Sair da versão mobile