Secretário Tinoco defende uso da taxa de iluminação para reforçar videomonitoramento

Projeto que previa a medida foi rejeitado pela Câmara; Em enquete promovida pela Rádio Cultura, 86% foram favoráveis a medida.

Durante participação no programa Contraponto – A Voz do Povo, da Rádio Cultura Foz, o secretário municipal de Segurança, Paulo Tinoco, reforçou a importância de utilizar parte da taxa de iluminação pública (COSIP) para fortalecer o sistema de videomonitoramento da cidade. Segundo Tinoco, a emenda constitucional 132/2023 autoriza que os recursos da taxa sejam aplicados também em segurança pública.

Ele destacou que a medida não geraria impacto aos contribuintes, já que manteria a base de cobrança atual, e permitiria implantar tecnologias avançadas, como reconhecimento facial, leitura automática de placas e inteligência artificial, além de ampliar a manutenção e eficiência das atuais câmeras.

O secretário lamentou a rejeição do projeto pela Câmara Municipal, que buscava atualizar o Código Tributário local para adequar-se à legislação federal, e disse acreditar que a proposta poderá ser reapresentada. “Não se pode pensar em segurança sem videomonitoramento. O investimento otimizaria recursos e traria resultados concretos para a população”, afirmou.

Durante o programa, a equipe da Rádio Cultura realizou uma enquete ao vivo no YouTube, perguntando aos ouvintes se parte do dinheiro da iluminação deveria ser usada para ampliar o videomonitoramento. O resultado final mostrou que 86% dos participantes aprovam o uso do recurso para o fim, reforçando o apoio popular à medida defendida pelo secretário. Apenas 14% votaram não.

Tinoco também explicou que, atualmente, Foz do Iguaçu conta com 360 câmeras, mas muitas não estão operando em plena capacidade devido a problemas técnicos e à falta de manutenção contínua. Ele ressaltou que a aplicação da COSIP poderia financiar a manutenção periódica, melhorar o sistema e integrar as forças de segurança municipais, estaduais e federais para respostas mais rápidas e eficientes.

O secretário ainda detalhou que a prefeitura estuda integrar câmeras particulares de residências, shoppings e condomínios ao sistema da Guarda Municipal, seguindo normas de proteção de dados (LGPD). Além disso, destacou os avanços na Guarda Municipal, incluindo a convocação de novas turmas, investimentos em uniformes, armamento de última geração, manutenção de viaturas e o retorno do patrulhamento motorizado com novas motocicletas.

Assista a entrevista na íntegra:

Sair da versão mobile