Missa na Catedral de Foz celebra o Dia Mundial do Turismo neste sábado (27)

O tema deste ano, “Turismo e Sustentabilidade”, convida a uma reflexão sobre a responsabilidade em garantir a proteção do meio ambiente e das comunidades locais.

Dia Mundial do Turismo será comemorado com missa na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Divulgação.

O Dia Mundial do Turismo, comemorado neste sábado, 27 de setembro, será marcado por uma celebração especial na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu. Às 19h30, será realizada uma missa na Capela do Santíssimo, com a presença de autoridades, profissionais do trade turístico e integrantes da Pastoral do Turismo (Pastur), formada por representantes de diversas paróquias. Também foram convidados representantes de outras denominações religiosas.

O tema deste ano, “Turismo e Sustentabilidade”, propõe uma reflexão sobre a responsabilidade de garantir a proteção do meio ambiente e das comunidades locais. Para o pároco da catedral, padre Clodoaldo Isidoro Frassetto, a mensagem está diretamente ligada ao futuro da humanidade:

“É um tema fundamental para que entendamos como o mundo pode ser melhor e mais humano. Trata-se de pensar em viagens responsáveis, que preservem a natureza e respeitem a integridade das comunidades”, destacou.

Pastoral do Turismo

Criada em agosto deste ano, a Pastoral do Turismo nasceu com o propósito de ampliar a presença da Igreja Católica em um setor que movimenta visitantes do mundo inteiro. A diversidade cultural, os santuários e igrejas históricas tornam a região especialmente favorável ao turismo religioso. Com a Pastur, a Diocese busca organizar essa vocação, dando a ela um sentido pastoral.

A coordenadora da pastoral, Rosilene Medeiros, explica que o objetivo é acolher os visitantes com espiritualidade, cuidado e informação:

“Queremos promover um turismo que respeite os valores cristãos e proporcione momentos de fé durante as visitas. Isso transforma o turismo em uma oportunidade de evangelização e testemunho cristão.”

Neste mês, Rosilene e o padre Clodoaldo apresentaram o planejamento da pastoral ao bispo Dom Sergio de Deus, que elogiou a iniciativa. Entre as propostas estava justamente a celebração da missa especial no Dia Mundial do Turismo.

Metas da Pastur

Entre as ações previstas pela pastoral estão:

 

Sair da versão mobile