Carga de 25 mil quilos de uvas-passas é retida no Porto Seco por risco à saúde

Análise mostrou que o produto está contaminado por Ocratoxina A, substância produzida por alguns tipos de fungos, que é tóxica e prejudicial à saúde.

Carga de uva-passa retida no Porto Seco. Foto: MAPA

Uma carga com 25 mil quilos de uvas-passas, procedente da Argentina, foi retida por auditores fiscais federais agropecuários no Porto Seco de Foz do Iguaçu, após inspeção que identificou a necessidade de análise laboratorial. O destino do carregamento seria o interior de Minas Gerais.

Segundo o auditor fiscal federal agropecuário, Rogério Damasceno, durante a fiscalização de rotina, foram coletadas amostras do produto, que foram enviadas ao laboratório há cerca de dez dias. Até que o resultado fosse emitido, a carga permaneceu armazenada no Porto Seco.

O exame confirmou a presença de Ocratoxina A, substância produzida por alguns tipos de fungos, que é tóxica e prejudicial à saúde, com potencial de causar danos aos rins, efeitos neurotóxicos (no sistema nervoso) e, em casos de exposição em mulheres grávidas, pode provocar má-formação do feto.

Diante do resultado, a mercadoria será devolvida à origem. O importador já foi notificado e deve providenciar a retirada da carga do território nacional, seguindo os procedimentos legais previstos para esse tipo de ocorrência sanitária.

Sair da versão mobile