Equipes da Copel estão em campo desde o início dos temporais no Paraná, e seguem mobilizadas nesta segunda-feira (22), quando o eixo da frente fria ainda avança sobre todas as regiões, provocando chuvas em boa parte do estado.
Em todo o Paraná, aproximadamente 405 mil domicílios estão com o fornecimento de energia elétrica interrompida em decorrência do evento climático, em mais de 5.800 ocorrências para inspeção e atuação dos profissionais da companhia.
De acordo com o Instituto de Meteorologia Simepar, além das precipitações, há registro de muitas descargas atmosféricas nesta manhã, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o vale do Ivaí. Nas estações de Altônia e Ubiratã, na região Noroeste, as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas últimas horas.
Na noite de domingo (21), a partir das 22h30, Foz do Iguaçu foi atingida por mais uma forte chuva que se estendeu durante a madrugada de segunda-feira (22). A precipitação variou conforme as regiões da cidade, com registro de 21mm no Sul, 40mm no Leste e 21mm na Região Norte.
O temporal causou a queda de pelo menos quatro árvores — três delas na área central e uma no Jardim São Paulo. As ocorrências mobilizaram equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com apoio da Guarda Municipal e da Copel, que trabalham na desobstrução das vias e no recolhimento do material lenhoso.
Na Rua Padre Otto Berwanger, no centro da cidade, a queda de uma árvore empede a passagem de carros e dificulta a saída de moradores. Segundo o Simepar, a rajada de vento mais forte foi de 55,4 km/h às 0h15.
A prefeitura segue monitorando possíveis pontos de risco e pede que a população evite áreas com acúmulo de água ou obstrução por galhos. Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo número 199.
Sobre a falta de luz, a Copel informou que as equipes estão em campo desde o início dos temporais e seguem mobilizadas nesta segunda-feira (22), quando o eixo da frente fria ainda avança sobre todas as regiões, provocando chuvas em boa parte do estado.
“Em todo o Paraná, aproximadamente 405 mil domicílios estão com o fornecimento de energia elétrica interrompida em decorrência do evento climático, em mais de 5.800 ocorrências para inspeção e atuação dos profissionais da companhia. Há registro de muitas descargas atmosféricas nesta manhã, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o vale do Ivaí. Nas estações de Altônia e Ubiratã, na região Noroeste, as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas últimas horas”, diz a nota da Copel.