A duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas), em Foz do Iguaçu, já alcançou 65% de execução, segundo a medição mais recente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), referente ao mês de agosto.
As obras avançam ao longo dos 8,7 quilômetros da rodovia, entre o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu e o trevo de acesso à Argentina. O destaque vai para as chamadas obras de arte especiais (OAEs), que estão 85% concluídas.
Entre elas estão os viadutos localizados no km 2+260 (em frente ao Condomínio Ritz Cataratas), km 3+970 (acesso ao bairro Remanso), km 7+600 (próximo ao Movie Cars) e km 6+760 (acesso ao Aeroporto), além da nova ponte sobre o Rio Tamanduá.
A previsão do DER é liberar os primeiros 4 km da nova pista duplicada até o fim de 2025, no trecho que vai da nova ponte até o acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Os demais trechos devem ser entregues nos meses seguintes, com conclusão total estimada para o primeiro semestre de 2026 — dependendo das condições climáticas.
A obra é resultado de parceria entre a Itaipu Binacional, o governo federal e o Governo do Paraná, por meio da SEIL, com administração e fiscalização das atividades pelo DER/PR. O investimento é de R$ 157.469.411,47.