Centenas de iguaçuenses participam da manifestação contra PEC da Blindagem

A exemplo do que aconteceu em grandes cidades país afora, população saiu às ruas para demonstrar insatisfação com a iniciativa da Câmara dos Deputados.

Centenas de manifestantes se reuniram neste domingo, (21) pela manhã na Praça da Paz para demonstrarem seu inconformismo com a PEC – Projeto de Emenda Constitucional, que altera os artigos 53 e 102 da Constituição Federal. Com faixas, cartazes, música e discursos de lideranças sindicais e da esquerda os presentes se mostraram contrários à iniciativa dos deputados.

Chamada pelos parlamentares de PEC das Prerrogativas e apelidada de PEC da Blindagem, a proposta, já aprovada na Câmara, amplia proteções legais a parlamentares e dificulta a prisão e a abertura de processos criminais contra deputados e senadores. A previsão é de que o texto seja lido no decorrer desta semana no Senado.

O principal impasse na proposta foi com relação à possibilidade de votação secreta para autorizar abertura de investigações contra parlamentares, o que acabou sendo mantida. O dispositivo previsto no texto original da PEC, que empregava a medida para abertura de processos de deputados e senadores, foi derrubado pelos deputados, mas retomado, após manobra do centrão.

No Brasil inteiro milhares de pessoas se reuniram hoje para protestar contra a medida que está sendo vista como uma forma de os parlamentares terem carta branca para cometerem crimes, sem que tenham de se preocupar com processos legais. Existe uma expectativa de que a medida não seja aprovada no Senado.

Sair da versão mobile