Dois policiais militares denunciados pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) pela morte de um jovem de 19 anos, em Foz do Iguaçu, serão julgados por homicídio qualificado pelo Tribunal do Júri. A decisão de pronúncia foi publicada pela 3ª Vara Criminal da Comarca no dia 17 de setembro, a partir da denúncia apresentada pela 13ª Promotoria de Justiça local.
O caso ocorreu em 27 de abril de 2023, durante uma operação policial. O rapaz, estudante e sem antecedentes criminais, foi atingido por seis disparos de arma de fogo enquanto transitava próximo aos policiais, que atendiam a uma ocorrência de roubo. Ele estava sozinho, desarmado e não tinha qualquer relação com o crime investigado.
Segundo a denúncia, os disparos ocorreram pelas costas da vítima. O Ministério Público sustenta que o jovem “não representava qualquer perigo minimamente concreto à vida dos denunciados”. Os dois agentes, que tinham 43 e 35 anos à época dos fatos, responderão pelo crime de homicídio qualificado por uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.
O Juízo rejeitou a alegação de legítima defesa apresentada pela defesa dos policiais, reconhecendo indícios suficientes de autoria e materialidade. Os réus respondem ao processo em liberdade. A decisão ainda comporta recurso, e a data do julgamento pelo Tribunal do Júri não foi definida.