Duas lojas no centro de Ciudad del Este foram fechadas nesta segunda-feira (8), após denúncias de golpes contra turistas brasileiros e argentinos. A operação foi conduzida por agentes da Prefeitura, com apoio da Polícia Nacional e da Diretoria Municipal de Ordem e Segurança.
Na loja Luz Shop Variedades, localizada no Edifício Oriental, dois brasileiros de Goioerê (PR) relataram que pagaram R$ 6.500 por um iPhone 15 Pro Max, mas o vendedor desapareceu após receber o pagamento. O valor foi quitado em dinheiro e Pix. O vendedor informou que o telefone seria retirado do depósito, mas após receber o pagamento, fechou a loja e foi embora sem entregar o produto.
Já na Mundo de Eletrônicos, na Galeria Brasil, dois argentinos afirmaram que os aparelhos comprados não correspondiam ao anunciado e foram cobrados a preços abusivos. Após intervenção da polícia, os US 2.258 pagos foram reembolsados.
As lojas devem ficar fechadas durante três dias, prazo para que apresentem todos os documentos comprovando que estão com todos os documentos exigidos para o funcionamento dos estabelecimentos comercias e ainda, o acordo assinado com o Ministério Público, provando que os clientes foram devidamente indenizados.
Ambos os casos foram registrados pela Divisão de Segurança Turística e reforçam o alerta para que consumidores fiquem atentos ao realizar compras e pesquisem sobre as lojas no Paraguai.