O judô será o grande protagonista neste fim de semana, com eventos de destaque em Foz do Iguaçu e em Caxias do Sul (RS).
No sábado (06), Foz do Iguaçu recebe o Torneio Regional Oeste de Judô, que deve reunir mais de 900 atletas de 14 associações e academias. Organizado pelo Instituto Judofoz e pela Delegacia Regional Oeste de Judô, o torneio vai além da competição: tem caráter pedagógico, proporcionando a muitos judocas a primeira experiência oficial nos tatames. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Itaipu Binacional, Nota Paraná e Sicoob, reforçando o esporte como ferramenta de educação, inclusão e cidadania.
Paralelamente, em Caxias do Sul, acontece o campeonato Brasileiro Júnior de Judô, nos dias 6 e 7 de setembro reunindo cerca de 340 atletas de até 21 anos, representantes de 26 estados brasileiros. A competição ocorre no ginásio da Fundação Marcopolo e será transmitida gratuitamente pela CBJ TV, no youtube.
O destaque paranaense na competição nacional é o judoca iguaçuense Augusto Pilger, que representará o estado na categoria -100kg. Para os atletas, o torneio é a última oportunidade de conquistar bons resultados antes da convocação para o Mundial da classe júnior, que acontece de 5 a 8 de outubro, em Lima, no Peru.
No sábado (6), serão disputadas as 14 categorias individuais, e no domingo (7), as equipes mistas encerram os combates. Em 2023, o Rio de Janero foi campeão do torneio, superando o Paraná na final. Em 2024, São Paulo levou o título, com Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais conquistando medalhas de bronze. Neste ano, 17 federações buscam a tão sonhada medalha de ouro.
Com dois grandes eventos acontecendo simultaneamente, o judô reforça sua força no cenário esportivo, promovendo integração, aprendizado e valorização da modalidade em diferentes níveis.