As obras da Perimetral Leste atingiram 75% de execução, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (26), pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Com cerca de 15 km de extensão, a nova rodovia vai ligar a BR-277 à Ponte da Integração Brasil–Paraguai, incluindo seis viadutos e duas novas aduanas.
Já foram investidos aproximadamente R$ 101 milhões no projeto, com recursos da Itaipu Binacional, em parceria com o Governo do Paraná e o governo federal. Entre os trechos mais avançados está a interseção com a Avenida Felipe Wandscheer, onde foi construído um novo viaduto.
A pavimentação também progrediu em agosto, com a liberação do tráfego na passagem inferior da Avenida República Argentina. No entroncamento com a BR-469, a pavimentação está na fase final. As equipes seguem trabalhando ainda na instalação de barreiras de concreto em viadutos das BRs 469 e 277, além do acesso à Ponte Tancredo Neves.
ADUANAS – A construção das duas novas aduanas, também parte da obra da perimetral, estão ainda mais avançadas que a nova rodovia. A aduana Brasil – Paraguai já está 84,36% executada, com serviços nas áreas de tráfego de veículos pesados e instalação da estrutura interna do edifício principal. A nova sede da aduana Brasil – Argentina, que começou depois, está 76,5% executada. Estão em andamento serviços nos edifícios e nos pátios.