Unioeste isenta licenciaturas e cursos de turismo da taxa do Vestibular 2026

Além da isenção da taxa, Unioeste deve lançar curso de Psicologia em Foz; autorização final está em análise na Casa Civil e deve sair nos próximos dias.

Foto: Unioeste

Os cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estarão isentos da taxa de inscrição no Vestibular 2026, marcado para o dia 7 de dezembro. A medida busca incentivar a formação de professores diante da baixa procura nessas áreas no Brasil. Além das licenciaturas, no campus de Foz do Iguaçu, também haverá isenção para os cursos de Hotelaria e Turismo.

Segundo o diretor do Campus de Foz do Iguaçu, professor Sérgio Fabriz, a política foi definida pelo Conselho Universitário e reforça o compromisso institucional com a educação. “Há uma dificuldade de encontrar professores no Brasil, e a universidade entendeu que esse processo é muito importante para o futuro. Por isso, decidiu isentar todos os cursos voltados à formação de professores”, explicou.

No caso de Foz do Iguaçu, a isenção contempla Matemática, Letras, Pedagogia e Enfermagem, além de Hotelaria e Turismo, considerados estratégicos para a região. “Por uma questão estratégica de Foz do Iguaçu, a pedido do campus, também isentamos os cursos de Hotelaria e Turismo”, acrescentou Fabriz.

Outra novidade para os futuros candidatos é a implantação do curso de Psicologia. O processo já passou pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e agora aguarda análise final da Casa Civil. “Acreditamos que, no máximo, até a semana que vem, já saia a autorização”, disse o diretor.

Com isso, a expectativa é de que Psicologia já esteja disponível no próximo vestibular. “Estamos aguardando para lançar o edital, que deve sair com a inclusão do curso de Psicologia. Isso deve acontecer na próxima semana”, adiantou Fabriz.

O edital com todas as informações deve ser publicado até a primeira semana de setembro, incluindo detalhes sobre inscrições, telefones e canais de atendimento para esclarecimentos.

Sair da versão mobile