Ratinho Júnior e prefeito conhecem projeto arquitetônico da nova sede da prefeitura de Foz do Iguaçu

Projeto foi doado por um escritório de arquitetura da cidade; prédio será feito com dinheiro da venda do Centro de Convenções.

O escritório CostaFizinus Arquitetura apresentou na tarde desta quinta-feira (21) o projeto arquitetônico da nova sede do governo municipal, que será construída no futuro Centro Cívico da cidade. O projeto feito pela equipe do escritório foi doado ao município como um presente pelo aniversário dos 20 anos da empresa em terras iguaçuenses. “É o nosso presente e reconhecimento para a cidade”, resumiu Leandro Costa.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior prestigiou o evento e disse que “Foz terá uma prefeitura a altura da sua importância”. O governador também antecipou que, assim que receber os projetos da prefeitura, para importantes obras no município vai liberar as verbas. Ratinho também garantiu que no primeiro quadrimestre de 2026 a cidade passará a contar com um poupatempo estadual (local que reúne todos os serviços públicos). “Vamos conversar com a empresa responsável para que implante o serviço num imóvel próximo da futura sede da prefeitura para facilitar ainda mais a vida do cidadão”.

O prefeito Silva e Luna disse que o projeto “simboliza união, modernidade e respeito ao cidadão. É um investimento no presente e, principalmente, no futuro da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Integravam a comitiva do governo do Estado o vice-governador Darci Piana, secretários de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge, e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, além de parlamentares, secretários municipais e representantes do poder judiciário e do setor empresarial.

O novo prédio, com aproximadamente 25 mil metros quadrados, vai reunir em um único espaço todas as secretarias e órgãos da administração municipal. Hoje, grande parte dessas estruturas funciona em imóveis alugados e dispersos, o que gera custos elevados e dificuldades de acesso para a população. A unificação vai permitir maior eficiência, transparência e agilidade no atendimento ao cidadão, além de reduzir despesas públicas.

No mesmo terreno deverá ser construída a nova sede da Câmara de Vereadores. O presidente Paulo Debrito disse que o projeto, que deverá manter harmonia arquitetônica com o da prefeitura, será escolhido num concurso e que a obra deve ser iniciada no ano que vem.

 

Sair da versão mobile