Avião da FAB sobrevoa aeroporto de Foz para testar equipamento ILS

Liberação da ampliação da pista para receber aviões de maior porte depende da homologação da FAB

Imagem: Fábio Maciel / FAB

Os iguaçuenses mais atentos perceberam uma movimentação diferente nos céus da cidade nos últimos três dias. Trata-se de um avião da FAB – Força Aérea Brasileira, modelo Legacy 500, nas cores branca e vermelha, que passou horas sobrevoando o espaço aéreo da cidade, mais especificamente o aeroporto. 

O avião fabricado pela Embrar, transporta uma equipe de técnicos da FAB, do Rio de Janeiro, do Grupo Especial de Inspeção de Voo. Esse jato, especialmente preparado para esta finalidade, os profissionais têm a missão de aferir equipamentos de auxílio à navegação, comunicação e vigilância aérea.

No caso de Foz do Iguaçu, a FAB está testando e colocando na posição exata o ILS, um sistema de pouso por instrumentos, essencial para garantir pousos seguros em condições meteorológicas adversas, como neblina. A homologação do novo trecho da pista, com a implantação de novos equipamentos ILS, está em andamento para ampliar a capacidade do aeroporto e permitir a operação de aeronaves de maior porte. Esta é a última fase de testes antes da liberação da pista.

O aeroporto de Foz do Iguaçu teve sua pista de pousos e decolagens ampliada em 2021 para receber voos internacionais de longa distância e, desde então, aguarda as sinalizações e equipamentos de controle do tráfego aéreo para que o uso total da pista seja liberado.

Sobre a extensão da pista

A extensão da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Foz do Iguaçu aumentou a sua dimensão de 2.194 metros para 2.858 metros, tornando-a a segunda maior da região Sul do país. Com o novo comprimento, o terminal terá capacidade para receber aeronaves de maior porte, beneficiando tanto o turismo quanto o setor logístico da região.

Sair da versão mobile