Apagão em massa deixa Paraguai às escuras e expõe falha em linha de transmissão da Itaipu

A Administração Nacional de Energia Elétrica (ANDE) informou que, às 6h23, todas as linhas de 220 kV e 500 kV que se estendem da Usina Hidrelétrica de Itaipu foram desativadas.

Foto: ABC Color/Reprodução

Pouco antes das 6h30 da manhã desta quinta-feira (14), um apagão de grandes proporções deixou sem energia elétrica Assunção, a região metropolitana e diversas outras localidades do Paraguai, incluindo Ciudad del Este. Segundo a ANDE (Administração Nacional de Eletricidade), a falha foi causada por um problema em uma das linhas de transmissão que conectam a Usina de Itaipu à hidrelétrica de Acaray.

Técnicos da ANDE  trabalham para identificar as causas da  interrupção. Para o Jornal ABC Color, o gerente técnico, Tito Ronald Ocariz Krauer, explicou que a linha de transmissão que liga Itaipu a Acaray, trata-se de uma infraestrutura estratégica: “uma linha dupla composta por dois circuitos importantíssimos que partem da margem direita de Itaipu e chegam a Icaray.

A ANDE encaminhou uma nota para a imprensa:

A Administração Nacional de Energia Elétrica (ANDE) informa que, às 6h23, todas as linhas de 220 kV e 500 kV que se estendem da Usina Hidrelétrica de Itaipu foram desativadas. Devido a esse evento, todas as subestações alimentadas por essa fonte foram afetadas.

Atualmente, 70% das linhas afetadas foram restauradas, e 100% do serviço foi restabelecido em Assunção e na região metropolitana afetada pelo evento. Estima-se que todas as linhas de transmissão afetadas voltem ao normal em aproximadamente 30 minutos.

Técnicos da instituição estão trabalhando arduamente para restabelecer o serviço nas áreas afetadas e avaliando as causas deste evento, que afetou grande parte do país. Assim que mais informações estiverem disponíveis, informaremos por este meio.

Entramos em contato com a Itaipu Binacional em Foz e aguardamos retorno.

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile