A radialista Adriana Cardoso não faz mais parte da equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal de Foz do Iguaçu. A decisão deve ser oficializada nesta segunda-feira (11). Adriana atuava na pasta ligada à Secretaria de Meio Ambiente desde o início da gestão Silva e Luna e vinha desempenhando papel ativo nas ações voltadas à proteção, acolhimento e cuidado com os animais da cidade.
A gestão ainda não anunciou quem será o novo responsável pela Diretoria. A ex-diretora, que tem um histórico na defesa e causa animal em Foz do Iguaçu e em Santa Catarina, continua com as atividades na comunicação, área na qual tem longa trajetória e reconhecimento na região.
A informação foi confirmada em nota encaminhada para a Rádio Cultura nesta segunda-feira (11). Na nota, a ex-diretora destacou os avanços alcançados durante a sua gestão na Diretoria. Entre as várias ações, destacam-se a parceria entre a prefeitura e empresários para a doação de ração, trabalho de conscientização contra o abandono de animais, “cartão-ração” entre outros. Confira:
A partir de 11 de agosto, deixo de estar à frente da Diretoria de Bem-Estar Animal de Foz do Iguaçu, levando comigo o orgulho de ter contribuído para importantes avanços na causa.
Apesar de estar à frente da pasta por apenas seis meses, destaco com orgulho os avanços significativos nas políticas públicas voltadas ao bem-estar animal que conseguimos implantar, bem como os projetos estruturados para este ano e para o próximo biênio.
Outras ações implementadas ou em andamento, destacam-se:
- Implementamos o plantão de Bem-Estar Animal, reconhecendo que, assim como saúde e segurança, essa área também exige atenção e cuidado
- Adoção responsável: campanhas de conscientização, eventos como a parceria com o Foz do Iguaçu Futebol Clube, plantão de atendimento e manutenção da clínica de urgência e emergência.
- Projetos legislativos: propostas para proibir o uso de correntes em cães, criar incentivos fiscais para empresas que apoiem a causa, instituir o “Selo Amigo dos Animais” e incluir o tema nas escolas municipais.
- Nova sede da DIBA: primeira sede própria, com administração, Castramóvel fixo, ambulatório e futura UPA Pet, viabilizada por emenda estadual.
- Alimentação diária dos macacos ( Bosque dos macacos).
- Parcerias acadêmicas: colaboração com universidades locais para ações conjuntas.
- Tratamento de esporotricose: início do atendimento a gatos para controle da doença.
- Fundo Municipal de Bem-Estar Animal: em implantação, garantindo recursos permanentes, e criação da
- Farmácia da DIBA para fornecimento gratuito de medicamentos.
- Promovemos encontros com empresários do setor pet
- “Cartão Ração”: apoio a protetores independentes, campanhas de adoção e incentivo ao “Lar Solidário”.
- Serviço de resgate e albergagem: licitação em andamento, com recursos assegurados.
- Retomada das castrações: procedimentos reativados regularmente.
- O processo licitatório para aquisição de ração está concluído. Em breve, entregaremos os alimentos aos protetores — com mais uma remessa programada ainda este ano.
- O primeiro Centro Transitório de Animais: projeto em parceria com Itaipu Binacional para instalação em área rural.
Mais do que números, essas ações salvaram e transformaram vidas por meio da adoção — levando amor e alegria a inúmeras famílias. Essa motivação me acompanhou ao longo da minha trajetória, tanto em Foz do Iguaçu, minha cidade natal, até outras cidades onde atuei pela causa.
Agradeço a todos que contribuíram para tornar esses avanços possíveis — servidores, protetores, voluntários, ONGs, imprensa e a população de Foz do Iguaçu. A luta pelo bem-estar animal segue firme, seja no setor público, seja na sociedade civil.
Muito obrigada.
Adriana Cardoso