Debrito recua e revoga ato de censura à circulação de jornais e revistas no prédio da Câmara

Novo ato, publicado em Diário Oficial, garante distribuição de todos os materiais impressos, sem triagem pela comunicação da casa.

Foto: Christian Rizzi/CMFI

O presidente do legislativo, Paulo Debrito (PL), retrocedeu em seu intuito de decidir que tipo de conteúdo informativo poderia adentrar o prédio da Câmara de Vereadores. Conforme já tinha anunciado ontem (07), ao programa Contraponto, Debrito, em nome dos demais vereadores que assinavam a medida, decidiu pela revogação do Ato da Mesa Diretora 002/2025 e editou nova medida.

A nova regulamentação impõe que ‘fica proibida a distribuição direta de panfletos, jornais, revistas e quaisquer outros materiais impressos no recinto da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, por pessoas físicas, jurídicas ou representantes externos, sem autorização prévia da Diretoria de Comunicação’.

A mesma regra, porém, deixa clara a proibição da entrega pelos próprios editores: ‘os jornais e materiais impressos deverão ser entregues à Diretoria de Comunicação, que realizará a distribuição aos gabinetes e setores da Câmara’.

O ato anterior foi classificado como uma censura ao impor a apreciação prévia do conteúdo a circular pelos gabinetes e setores administrativos da casa.  As duas decisões foram assinadas membros da mesa diretora – vereadores Paulo Debrito, Dr. Ranieri, Beni Rodrigues, Professora Márcia e Soldado Fruet.

Sair da versão mobile