Pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, desenvolveram o NanoDen, um produto biotecnológico inovador para o combate à dengue. A solução foi selecionada para representar o Brasil no iGEM 2025, a maior competição de biologia sintética do mundo, que acontecerá em Paris.
Para viabilizar a participação no evento, os jovens cientistas lançaram a Campanha NanoDen, com o objetivo de arrecadar R$ 18 mil até 15 de agosto. O valor é necessário para custear a taxa de inscrição e garantir que o projeto — com potencial impacto na saúde pública — ganhe visibilidade internacional.
O NANODEN é uma proposta de engenharia de biomoléculas com foco especial em nanocorpos – estruturas inovadoras com grande potencial para revolucionar o diagnóstico e o tratamento de doenças. o objetivo é criar um sistema inteligente que une biologia sintética e inovação.
Ver essa foto no Instagram
Doações podem ser feitas via Pix (synfronteras@gmail.com), a partir de R$ 20. A campanha é organizada pelo grupo SynFronteras e reforça o compromisso com o avanço científico e a inserção do Brasil nas discussões globais sobre biotecnologia e saúde.