A bebê, uma menina seis meses, havia se engasgado com a papinha. O caso aconteceu nesse domingo (27), em Foz do Iguaçu. Apesar de conhecer as manobras de desengasgo, o nervosismo e a angústia impediram a mãe de agir. A família chegou a acionar o Corpo de Bombeiros e, de imediato, a ambulância e o médico de plantão foram deslocados para o endereço informado.
No entanto, tomada pelo nervosismo, a família não conseguiu esperar e correu para o quartel do Corpo de Bombeiros da Vila A, que fica próximo à casa. “Porém, quando chegaram o cenário era crítico. A criança já estava roxinha, indicando que o ar possivelmente não chegava aos pulmões”, disse o bombeiro.
Com técnica e precisão, o Tenente Jesse Winck, que estava no plantão, e que se preparava para acompanhar a ocorrência, interrompeu tudo e assumiu o atendimento e realizou as manobras corretas de desengasgo, conseguindo em poucos minutos devolver a respiração à bebê. “O choro da criança rompeu o silêncio do quartel e trouxe alívio imediato a todos”.
Enquanto isso, pelo rádio, o Tenente comunicou a nova situação e a equipe da ambulância e o médico, que já estavam quase chegando ao endereço inicial do chamado, foram redirecionados para o quartel, onde concluíram os atendimentos juntamente com a equipe médica do SAMU, e constataram que a criança estava bem, sem necessidade de hospitalização.