As obras do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu deverão ser iniciadas a partir de agosto. A conclusão está prevista para ocorrer em dezembro de 2026. A Multilog, empresa que venceu a licitação para operar a estação aduaneira, já recebeu as licenças para o início das obras. A nova sede será em uma área às margens da BR-277, na saída de Foz do Iguaçu.
A informação foi confirmada na manhã dessa quinta-feira (23), no programa Contraponto, na Rádio Cultura, pelo empresário e presidente do SindiFoz, Celso Gallegario. De acordo com Galllegario, a pedra fundamental será lançada no dia 4 de agosto.
O Porto Seco de Foz do Iguaçu é o maior da América Latina em movimentação de cargas e a construção do novo local visa melhorar a movimentação e agilizar as operações nos setores de importação e exportação. A Multilog, que já opera o atual porto seco, tinha prazo de 18 meses para construir a nova unidade e mais 25 anos de concessão para a prestação do serviço. A empresa é uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil.
O novo porto seco terá capacidade para movimentar até 2 mil caminhões e o investimento previsto é de R$ 500 milhões. A estrutura incluirá áreas de armazenagem, equipamentos modernos, sistemas de segurança avançados e áreas de apoio aos motoristas. O projeto também prevê a geração de mais de 5mil empregos diretos e indiretos, considerando o setor de transporte e comérco exterior.