Visit Iguassu reúne Conselhos e apresenta balanço do primeiro semestre do ano

Os dados foram divulgados na 2ª Reunião Extraordinária da instituição com as projeções orçamentárias para o 2º semestre.

Foto: Divulgação Assessoria Visit Iguassu.

A apresentação foi realizada por setor interno, acompanhando as metas estipuladas. Os setores abordados foram Visitors/Lazer, Comunicação e Marketing, Eventos, Administrativo e Relacionamento com Associados.

Visitors / Lazer
No primeiro semestre de 2025, o setor de Visitors do Visit Iguassu realizou 26 ações de mercado, totalizando 2.297 agentes de viagens capacitados em como vender melhor o Destino Iguaçu, de diferentes regiões e mercados estratégicos. Entre as iniciativas de maior destaque, estiveram algumas feiras e eventos nacionais, como a WTM Latin America e FIT Cataratas, além de importantes eventos internacionais, com destaque para a participação na Routes Americas, em parceria com a Setur, Motiva Aeroportos e Embratur, além da presença em feiras como a Fitur (Espanha), ITB Berlin (Alemanha), ITB China (China) e Elevate by ATTA (América do Norte), fortalecendo o relacionamento com o trade e ampliando as oportunidades de conexão aérea e de negócios.

As ações nacionais também tiveram forte presença com a realização de sete workshops proprietários, com o tema “Vale Tudo em Foz” em cidades estratégicas para o turismo emissivo brasileiro. As edições ocorreram no Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), São Paulo (SP), Campinas (SP), Sorocaba (SP), Natal (RN) e Fortaleza (CE), apresentando Foz do Iguaçu como destino completo para lazer, eventos e experiências únicas. Essas ações são realizadas pelo Visit Iguassu e empresas associadas parceiras.

No cenário internacional, o Visit Iguassu também marcou presença com seis workshops estratégicos realizados em parceria com operadores e instituições promotoras do Brasil no exterior. Durante o Road Show Festival Brasil – México, o Destino Iguaçu foi apresentado nas cidades de Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, fortalecendo a presença da marca no mercado mexicano.

Além disso, a realização dos Workshops proprietários com o tema “Destino del Mundo” levou Foz do Iguaçu a três importantes cidades argentinas: Córdoba, Rosário e Buenos Aires. As ações tiveram como foco o relacionamento com operadoras, agentes de viagem e influenciadores de mercado, ampliando a visibilidade da região trinacional e consolidando o Destino como uma escolha completa para turistas latino-americanos.

Comunicação e Marketing
No primeiro semestre de 2025, as ações de comunicação e marketing do Visit Iguassu mantiveram forte ritmo e impacto, consolidando o Destino Iguaçu em diferentes frentes de divulgação nacional e internacional.

Ao todo, foram publicados 75 conteúdos no blog institucional, entre press releases, notas informativas e artigos sobre o destino, atualizando o mercado e a imprensa especializada com informações relevantes sobre turismo, eventos e novidades do setor.

O Visit Iguassu realizou ou apoiou cinco ações com influenciadores e promoveu seis press trips com foco na geração de conteúdo espontâneo e qualificado sobre o Destino. As iniciativas fortaleceram a presença digital de Foz do Iguaçu e geraram visibilidade nos principais meios de comunicação e redes sociais.

Duas campanhas sazonais foram destaque no período. A campanha de baixa temporada contou com ações com a temática “Vale Tudo em Foz” , Estúdio C na RPC e ativações no portal G1 Paraná, além de mídia digital nacional e internacional. Já a campanha de alta temporada teve como ponto alto a parceria com a RPC Paraná para a exibição do Caldeirão com Mion, com edições gravadas diretamente de Foz do Iguaçu, reforçando a imagem do Destino em rede nacional.

O desempenho nas redes sociais foi expressivo. No Instagram, o Visit Iguassu alcançou 5,7 milhões de contas, com 9,5 milhões de visualizações, 5.365 novos seguidores e um total acumulado de 62,3 mil seguidores. Entre os destaques estão conteúdos com o mascote Quati, bastidores do Estúdio C, cenas da novela Vale Tudo, gravações de Páscoa, ações com associados, participação em eventos e gravações do palco do Caldeirão com Mion.

As ações de marketing digital também geraram 24,8 milhões de impressões e 9,9 milhões de contas alcançadas. Outras plataformas apresentaram bons resultados: o canal do YouTube somou 1,2 milhão de visualizações, o LinkedIn teve 1,4 milhão de impressões e o TikTok registrou 4 milhões de impressões.

O site oficial do destino recebeu 90.706 acessos no semestre, consolidando-se como importante canal de informação para turistas e profissionais do setor. Na TravMedia, plataforma global de relacionamento com a imprensa, foram publicados 39 conteúdos para o Brasil e 20 nos Estados Unidos, ampliando a visibilidade internacional do Destino Iguaçu.

No primeiro semestre de 2025, o Visit Iguassu conquistou ampla exposição na imprensa, com um total de 2.085 notícias publicadas em diversos canais de comunicação. Esse resultado gerou o equivalente a R$ 146,1 milhões em mídia espontânea, reforçando a relevância do Destino Iguaçu no cenário turístico nacional e internacional.

Eventos
No primeiro semestre de 2025, o setor de Eventos do Visit Iguassu obteve resultados expressivos, com 18 novos eventos captados que acontecerão entre 2026 e 2030, projetando movimentar cerca de 14,1 mil participantes, gerando um impacto econômico estimado em R$ 82,4 milhões para a cidade. Foram 6 eventos a mais captados que no mesmo período de 2024. Além disso, a instituição apoiou 20 eventos já confirmados e está com 10 em processo de captação, demonstrando um pipeline ativo e promissor.

Ao longo do período, também foram recebidas 16 visitas técnicas de clientes MICE, além da presença da equipe em 4 feiras nacionais e 2 internacionais, acumulando a capacitação de 369 agentes MICE sobre Foz do Iguaçu como Destino de Eventos. Os dados refletem a estratégia consistente da entidade em fortalecer a presença do Destino Iguaçu no segmento de eventos e turismo de negócios.

Administrativo / Relacionamento
Atualmente, 127 empresas são associadas ao VIsit Iguassu, com saldo positivo de 10 novos associados, que foram filiados no primeiro semestre de 2025.
Além da expansão, o período foi marcado por ações de engajamento e valorização. O Visit Iguassu promove constantemente treinamentos presenciais com as equipes de front dos hotéis associados, com foco na qualificação de equipes sobre a importância da arrecadação da contribuição facultativa para o turismo, conhecida como room tax. Também celebra a premiação de 12 hotéis associados na campanha de incentivo conhecida como “Arrecadou Ganhou”, demonstrando o trabalho contínuo para fortalecer e ampliar a representatividade do trade turístico na região trinacional.

Convênios Firmados
No primeiro semestre de 2025, o Visit Iguassu firmou convênios para viabilizar ações estratégicas de promoção e posicionamento do Destino Iguaçu em mercados nacionais e internacionais, em atendimento as demandas da Gestão Integrada do Turismo, que é composta pelo COMTUR, Secretaria Municipal de Turismo, Visit Iguassu, Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e Fundo Iguaçu.

Entre as iniciativas contempladas, destacam-se a Campanha de Mídia do 1º semestre de 2025 e a Campanha Nacional de Mídia do 2º semestre – Temporada de Férias com o Caldeirão. Também estão sendo realizados investimentos em famtours, press trips e experiências com influenciadores, além da contratação de campanhas digitais específicas para o mercado chinês. A promoção internacional do destino ainda incluiu a manutenção da representação nos Estados Unidos e o desenvolvimento de novas ações de marketing para os mercados dos Estados Unidos e Canadá, ampliando a presença institucional do Destino Iguaçu em mercados estratégicos potenciais, impulsionando a marca Foz do Iguaçu Destino do Mundo.

Jaime Mendes, Presidente do Visit Iguassu, fala sobre as ações e os resultados do primeiro semestre de 2025: “Os resultados que alcançamos no primeiro semestre mostram a força da união entre o poder público e a iniciativa privada na promoção do Destino Iguaçu. Com campanhas estratégicas, presença em mercados prioritários, parcerias internacionais e ações robustas em todas as frentes, lazer, eventos e negócios, estamos consolidando Foz do Iguaçu como um dos destinos mais completos e competitivos da América do Sul. Seguimos comprometidos com a valorização dos nossos associados e com o fortalecimento do turismo na região trinacional.”

Informações: Assessoria

 

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