A prefeitura de Foz do Iguaçu divulgou nesta quinta-feira (10) o projeto da trincheira para ligar a Vila Portes ao Jardim Jupira, na região da Ponte da Amizade. De acordo com o prefeito Silva e Luna, o recurso em torno de R$ 18,5 milhões está em caixa e obra deve iniciar ainda em 2025. O aporte será realizado pela Secretaria Estadual das Cidades. A EPR Iguaçu, empresa responsável pela concessão da BR-277 e a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) precisam aprovar o projeto.
O projeto prevê a trincheira conectando a marginal da BR-277, Rua Santo Rafagnin, na Vila Portes, com a Rua Júlio C. Portes, no Jardim Jupira. De acordo com diretora de urbanismo e plano diretor da Secretaria de Planejamento, Elisiana Klain Shmmitd, o local foi escolhido devido a topografia, que facilita a obra, além de estar a poucos metros do final da Avenida Beira-Rio, que liga a Vila Portes e a Ponte da Amizade ao centro da cidade.
Além da trincheira, o projeto contempla várias obras que prometem integrar não só o trânsito, mas a comunidade. “Temos quadras de esporte, espaço de lazer, de estar, espaço para feiras, playgrounds, paisagismo, pista de skate, pista de caminhada, e passarela” informou Elisiana. “Se fosse fazer só a trincheira, não traria a própria comunidade, seria só um passar de veículo, por isso esse projeto, que a gente chama de praças lineares onde trazemos o equipamento público para a população” explicou.
Segundo o prefeito Silva e Luna, a obra faz parte da fase 1 do projeto Beira-Foz e Parque Monjolo, que deverá ter um investimento total de cerca de 200 milhões de reais e pretende ocupar a beira do Rio Paraná com espaços de lazer, de caminhada, gastronomia, entre outros empreendimentos. O prefeito garante que em cerca de quatro meses, a obra será iniciada. “Agora vamos fazer a licitação, fazer o chamamento público, definido o vencedor iremos começar a obra, vou colocar ai uns 3, 4 meses para iniciar ” afirmou.
A obra é muito aguardada por moradores e comerciantes da Vila Portes e Jardim Jupira. O empresário Laudelino Pacagnan comemorou o anúncio. “Vai voltar o progresso para o Jupira, é a integração entre a Vila Portes e o centro da cidade. Fortalecendo o Jupira, fortalece a Vila Portes também” disse. Já o empresário do Jardim Jupira e ex-vereador Mohamad Ibrahim Barakat, destacou que esperava a obra há 30 anos. “Aquela BR deixou o Jardim Jupira fora de Foz do Iguaçu, agora é certeza que o Jardim Jupira vai se tornar um grande bairro da cidade” comemou.
Trevo do Charrua
Com o anúncio da trincheira da Vila Portes, o prefeito foi questionado sobre a possibilidade da construção da trincheira do Trevo do Charrua, que também é muito aguardada pela população. No entanto, Silva e Luna afirmou que essa obra não está mais nas mãos da prefeitura.
“O Charrua sai um pouco da mão do prefeito, como foi feito a concessão da BR-277 e no contrato não consta o trevo do Charrua, o governo do estado assumiu que vai custear a construção do projeto, mas precisa ser aprovado pela ANTT e pela concessionária” disse.
Silva e Luna afirmou que existe uma solução intermediária, que seria uma curva maior para abrir a passagem. “Quero fazer uma curva maior, que em cinco e seis meses seja possível fazer a passagem por ali, para reduzir esse transtorno que há por ali. Não sabemos ainda se o Marcos Moreira (Diretor da EPR Iguaçu) vai aprovar ou não, mas estamos conversando com ele, ele está analisando o projeto” disse o prefeito.