A Ouvidoria da prefeitura é a linha direta entre administração e população. E os moradores têm utilizado o canal de comunicação para expor suas reclamações e pedidos. Somente no último mês, foram registrados 2.108 atendimentos, com destaque para demandas relacionadas à iluminação pública e pavimentação.
Através da plataforma eOuve, disponível no site e aplicativo, ou ainda pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h é possível fazer os registros. Muitos moradores, porém, reclamam da demora e dificuldade de se registrar a reclamação por meio do telefone.
Segundo a coordenadora do serviço, Carla Rosane Rezende de Oliveira, os serviços mais demandados são substituição de lâmpadas e consertos de asfalto (buracos, sinalização, falta de pavimento).
Após o registro do cidadão, os pedidos para as secretarias ou órgãos responsáveis pelo encaminhamento das solicitações. O atendimento às demandas se dá de acordo com a possibilidade, dependendo da disponibilidade de material de reposição, equipes e contratação de serviços.
“A troca de lâmpadas da iluminação pública tem demorado em média 15 dias”, informou a coordenadora. Quando o pedido não tem data para ser atendido, a prefeitura deve encaminhar um parecer ao demandante no prazo de 30 dias.
“No entanto, a maioria das demandas é respondida em um tempo menor, demonstrando o compromisso da gestão com a agilidade e eficiência no atendimento”, concluiu Carla Rosana.