Obras do novo pedágio previstas para Foz do Iguaçu só devem começar em 2030

Trevo do Charrua não está previsto no contrato e caso seja incluído, valor deverá ser repassado para a tarifa.

Roger Meireles/Reprodução

As obras previstas para Foz do Iguaçu na nova concessão de pedágio só devem iniciar em 2030. A informação é do diretor-presidente do Núcleo EPR Iguaçu, Marcos Moreira. No trecho urbano da cidade, estão previstas duas passarelas e uma trincheira na altura do Posto Três Fronteiras. O trevo do Charrua não está incluído na nova concessão. A empresa iniciou a operação na madrugada desta sexta-feira (16).

Em entrevista coletiva, Moreira informou que a empresa terá um prazo de 9 anos para entregar todas as obras de infraestrutura previstas no contrato, que incluem duplicação de 460km de rodovias, viadutos, trincheiras e passarelas. Estas obras só devem iniciar no terceiro ano de concessão e as obras previstas em Foz do Iguaçu devem iniciar nos anos intermediários, que serão entre o 4° e 5° ano, ou seja, entre 2029 e 2030.

“A gente começa a fazer as entregas (de obras) no final do terceiro ano, e por que isso acontece? Nos dois primeiros anos a gente tem que fazer projeto de engenharia, confirmação de topografia e licenciamento ambiental. Nós teremos obras do terceiro ao nono ano para poder cumprir esses desafios.  As obras para Foz do Iguaçu, estão previstas para os anos intermediários” informou Moreira.

Quanto ao trevo do Charrua, Moreira confirmou que as obras não estão previstas no contrato. Porém, a concessionária vem discutindo com o município e o governo do estado para que a obra seja realizada. De acordo com ele, um grupo de estudo iniciará os trabalhos já a partir de segunda-feira (19) para definir o tipo de intervenção que será realizada.  Segundo ele, existe pelo menos três possibilidades que são a construção pelo município, estado ou  pela própria concessionária. Nesta última, o valor seria repassado para a tarifa.

“O trevo do Charrua de fato não está previsto no contrato, desde antes da assinatura há uma preocupação grande em relação a essa obra, eles nos apontaram esse problema, nós agora com a assinatura do contrato e o início da operação, e das intervenções, devemos intensificar um debate técnico com a prefeitura de Foz” informou.

“Existe algumas possibilidadesdo próprio município fazer essa obra, com a nossa autorização e da ANTT, ou o governo do estado do Paraná, que já confirmou que tem disposição, com recurso do próprio governo, ou também, caso seja dirigido o pedido para a ANTT, e for autorizado, nós  podemos fazer essa obra” explicou. “Todo mundo tem interesse, todo mundo tem capacidade e disposição de solucionar esse problema, porém, depende do poder público essa decisão” finalizou.

Sobre a segurança no tráfego no trecho urbano de Foz do Iguaçu, Marcos Moreira destacou que a concessionária vai implantar um sistema que a empresa já está utilizando em Paranaguá com instalação de radares e sinalização e manterá um diálogo aberto com o Foztrans. O contrato também prevê a construção de duas passarelas em Foz do Iguaçu. Ele informou que essas passarelas serão construídas a medida que as obras avancem.

 

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