A Itaipu Binacional lamentou a morte do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, aos 89 anos, ocorrida nesta terça-feira (13), em Montevidéu. Ele governou o Uruguai de 2010 a 2015 e desde o ano passado lutava contra um câncer no esôfago.
“Perdemos um dos maiores e mais respeitados líderes da América Latina: um político progressista, pensador humanista, reconhecido no mundo inteiro pela defesa da democracia e da justiça social”, declarou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
Mujica esteve em Foz do Iguaçu (PR) duas vezes, nos últimos anos. Em março de 2016, proferiu a aula magna que abriu o ano letivo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Cineteatro dos Barrageiros. Na ocasião, atendeu a imprensa e visitou a usina de Itaipu.
Ele retornou à cidade em fevereiro do ano passado para participar da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos. Novamente, visitou Itaipu e debateu o futuro da integração latino-americana. “Enquanto o povo não entender que a integração defende os interesses do próprio povo, ela não nunca será plena”, afirmou na época.
Em novembro de 2023, Enio Verri foi recebido por Mujica em sua residência, em Montevidéu. “Foi uma honra ter sido recebido pelo Pepe Mujica, trocar experiências e debater sobre temas caros para o ex-presidente, como democracia, integração e meio ambiente. Mujica deixa um exemplo que irá atravessar gerações”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu.