A nova legislatura já protocolou sete sugestões de homenagem com o título de Cidadão Honorário nos primeiros quatro meses de 2025. As honrarias miram empresários, servidores públicos e uma liderança comunitária.
A primeira proposta foi apresentada pelo vereador Beni Pereira e presta tributo ao empresário Jorbel Jacson Griebeler. Na justificativa para a entrega do título, o parlamentar destaca que o empresário é proprietário da loja de departamentos Cellshop, gigante do comércio de variedades localizada em Ciudad del Este. Na vizinha cidade paraguaia o empresário gera cerca de 800 empregos. Recentemente o grupo inaugurou uma filial, a Cellshop Duty Free num shopping da cidade.
O novato vereador Balbinot, na sequência, propôs o título ao servidor público Adilson Pasini. Além da atuação universitária, o proponente destaca que Pasini, quando foi presidente da Fundação Cultural, colaborou com a promoção cultural e social de Foz do Iguaçu. Ainda, na função junto a Fundação Cultural, foi responsável pela coordenação de eventos como a Fartal e a Feira do Livro. Também publicou as obras Minha Universidade, Auditoria, Minha Rua, Nossa História, Minha AABB e O Poder Silencioso do Grito. Atualmente, está finalizando sua autobiografia.
O também vereador em primeiro mandato Sidney Prestes inaugurou sua sessão de homenagens propondo a concessão de título ao empresário Nelson Padovani, paulista radicado em Cascavel desde 1958. Em Foz o empresário fundou a Nacional Tratores, revenda da Ford inaugurada em 1976, que, por dez anos, foi considerada a maior revenda de máquinas agrícolas do Brasil. Como loteador investiu em loteamentos no Portal da Foz, Jardim das Flores, Karla, Laranjeiras e Nacional. Recentemente o empresário adquiriu e está reformando o Hotel Salvatti, um dos mais antigos da cidade.
O parlamentar Bosco Foz escolheu oferecer o seu primeiro título ao empresário Sinky Chen Jisheng, o presidente da Associação Conjunta Sino-Brasileira do Iguaçu, atuando entre 2019 e 2024 como embaixador voluntário de Foz do Iguaçu para assuntos asiáticos. Jisheng também doou água e alimentos para o Rio Grande do Sul, durante a enchente havida em 2024 e presta apoio à comunidade do Bubas, escreveu o vereador em sua justificativa.
Também deverão receber títulos de Cidadão Honorária da cidade a líder comunitária Terezinha Zagotta Machado Pinezi e a desembargadora Lídia Matiko Maejima. Terezinha foi indicada pelo vereador Cabo Cassol, pela sua participação na criação e atuação na ADIFI (Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu), que ajuda as famílias de diabéticos a conhecerem melhor a doença e até na busca por medicamentos de uso contínuo. Desde 2006 ocupa a função de presidente da associação.
A desembargadora Lidia Maejima iniciou sua carreira na magistratura na comarca de Foz do Iguaçu, como juíza substituta. O título de Cidadã Honorária foi proposto pela vereadora professora Márcia. Maejima é a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Paraná.